A prosificação da cultura e o ensaio criativo do século XX: questões sobre um gênero literário

Autores/as

  • Adriana Iozzi Klein USP
  • Doris Nátia Cavallari USP

Palabras clave:

Ensaio, Teoria Literária, Gêneros do discurso, Prosificação, Mikhail Bakhtin

Resumen

Este artigo propõe um diálogo entre as teorias sobre o ensaio, gênero híbrido e proteiforme que suscita variadas discussões e tentativas de sistematização, com a teoria de Mikhail Bakhtin, que em seus estudos sobre a prosificação da cultura nos auxilia a compreender as significativas mudanças do gênero ensaístico ocorridas ao longo do século XX.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adriana Iozzi Klein, USP

Adriana Iozzi-Klein possui especialização em Literatura Italiana pela Università degli Studi di Firenze e mestrado e doutorado na área de Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, é especialista na obra de Italo Calvino, sobre a qual publicou vários trabalhos em âmbito nacional e internacional. Foi docente na Universidade Estadual Paulista (1991-2007) e atualmente é Professora de Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo (USP). Faz parte do corpo editorial de diversas revistas e periódicos científicos e é coeditora executiva da Revista Italianística da Universidade de São Paulo. Atua no âmbito da italianística, das narrativas estrangeiras modernas e contemporâneas, dos estudos comparados e da teoria literária e suas últimas pesquisas estão voltadas para o estudo do ensaio e do hibridismo dos gêneros literários.

 

Doris Nátia Cavallari, USP

Doris Nátia Cavallari é, atualmente, docente de Literatura Italiana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é graduada (nas áreas de português-italiano, em  1981) e mestre em Letras pela mesma Faculdade (FFLCH – USP). Suas pesquisas de mestrado (1992),  Doutorado (2000 – FCL – UNESP – Assis) e Livre-docência (2014 - FFLCH – USP) versam sobre as obras do autor abrucês Ignazio Silone.  Realizou pós doutorado junto à Università degli Studi ‘G. D’Annunzio’- Chieti Pescara sobre a Revista Tempo-presente:informazione e discussione, periódico de cultura dirigido por I. Silone e N. Chiaromonte (que compõe um capítulo de sua livre-docência). Além de publicar e pesquisar literatura contemporânea, a professora trabalha sobre as origens da literatura italiana, tendo publicado vários textos sobre Giovanni Boccaccio e também sobre Luigi Pulci.

Publicado

2015-04-30

Cómo citar

Klein, A. I., & Cavallari, D. N. (2015). A prosificação da cultura e o ensaio criativo do século XX: questões sobre um gênero literário. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 10(1), Port. 104–118 / Eng. 111. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20863

Número

Sección

Artigos