Discursividade dialógico-polifônica na formação de professores

Autores/as

  • Maria de Fátima Fonseca Guilherme de Castro

Palabras clave:

Discursividade dialógico-polifônica, formações discursivas, referencialidade polifônica, competência oral-enunciativa em língua inglesa, formação de professores de línguas estrangeiras

Resumen

Numa abordagem inter/transdisciplinar que abrange a Linguística Aplicada, a Análise do Discurso de linha francesa e a Análise Dialógica do Discurso, investigo, neste trabalho, as discursividades sobre competência oral-enunciativa em língua inglesa construídas por alguns sujeitos quando ocupam os distintos lugares discursivos licenciandos (primeira sincronia – 1997) e licenciados (segunda sincronia – 2005) em Letras. Na formação social de onde enunciam, em cada sincronia, os sujeitos constroem discursividades de forma a se inscreverem em formações discursivas que coexistem permeadas por relações dialógico-polifônicas (ressonantes, consonantes, dissonantes e dissentâneas) que, por sua vez, deixam vir à tona sua referencialidade polifônica.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Fonseca Guilherme de Castro

Professora da Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Cómo citar

Castro, M. de F. F. G. de. (2010). Discursividade dialógico-polifônica na formação de professores. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/2997

Número

Sección

Artigos