A constituição da subjetividade na criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Autores/as

Palabras clave:

TDAH, Patologização da educação, Subjetividade, Aprendizagem

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar implicações subjetivas decorrentes do processo de patologização da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, seus pais e professores, observação em sala de aula, avaliação fonoaudiológica individual e pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado resistente ao que a escola propõe terminam por comprometer a formação da sua subjetividade, uma vez que ele passa a assimilar parte das percepções de seu grupo de convivência. Assumindo os postulados de Bakhtin, de que a autoimagem se constrói em meio ao olhar do outro, conclui-se que a criança pode apresentar sinais de desatenção e hiperatividade (e sintomas de sofrimento) a depender da qualidade das interações sociais em que está inserida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rita de Cassia Fernandes Signor, Hospital Infantil Joana de Gusmão

Pós-doutora, doutora e mestre em Linguística pela UFSC. Fonoaudióloga do Hospital Infantil em Florianópolis. Pesquisadora do GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação) - UFSC/CNPq.

Atualmente realiza pós-doutorado em fonoaudiologia na Curtin University, Perth, WA, Australia.

Ana Paula de Oliveira Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da graduação em fonoaudiologia e da pós-graduação em Linguística da UFSC.

Doutora em Linguística pela Unicamp.

Publicado

2020-04-17

Cómo citar

Signor, R. de C. F., & Santana, A. P. de O. (2020). A constituição da subjetividade na criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(2), Port. 210–228 / Eng. 221. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/40739

Número

Sección

Artigos