O discurso da dança e o conceito de gênero – alguns elementos de leitura

Autores/as

Palabras clave:

Dança, Gênero, Enunciado, Valor, Entonação

Resumen

O objetivo do presente artigo é tratar a dança como discurso visual e verbo-visual e identificar alguns de seus componentes que permitem a construção de sentido para um público sem formação específica e que seja mero amador e frequentador de espetáculos de dança. Na primeira parte, busca-se estabelecer as bases teórico-conceituais do trabalho e, para tanto, percorrem-se trechos da obra de Bakhtin, Medviédev e Volóshinov que convergem com o pensamento de Rudolf Laban, teórico da dança que a concebe como linguagem. Na segunda parte, analisa-se um corpus constituído de quatro fragmentos discursivos, exemplares de diferentes gêneros – balé clássico, balé moderno, hip-hop e streetdance. Mobilizam-se para a análise os conceitos de gênero discursivo, entonação e sistema de valores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marilia Amorim, Universidade de Paris VIII

Doutora em Ciências Humanas e Educação, professora aposentada da Universidade de Paris VIII.

Publicado

2020-04-17

Cómo citar

Amorim, M. (2020). O discurso da dança e o conceito de gênero – alguns elementos de leitura. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(2), Port. 64–96 / Eng. 67. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42617

Número

Sección

Artigos