Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita

Autores/as

Palabras clave:

Alfabetização, Perspectiva discursiva, Paradigma indiciário, Cultura escrita, Círculo de Bakhtin

Resumen

Este texto apresenta parte de pesquisa recém-concluída, que delineia dimensões e balizas para o que vem sendo denominado perspectiva discursiva de alfabetização. Princípios da teoria da enunciação (Círculo de Bakhtin) e de estudos que analisam as relações entre sujeito e linguagem e o papel das interações discursivas nos processos de ensino e aprendizagem organizam a base teórico-metodológica do estudo, em que se analisam relatos escritos por cinco professoras alfabetizadoras durante 18 meses. Duas dimensões teórico-metodológicas de análise são trabalhadas: discursiva e indiciária. Mergulha-se nos modos como a prática pedagógica é movimentada em sala de aula, em busca de indícios para descrever a situação discursiva em que foram colhidos, analisá-los e interpretá-los. A pesquisa tem como horizonte compreender como podem ser concebidas metodologias de alfabetização em que o trabalho com a vida das crianças na cultura escrita se sobreponha ao trabalho tradicionalmente realizado com foco no sistema de escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cecília Maria Aldigueri Goulart, UFF

Cecilia M. A. Goulart. Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Professora titular. Departamento Sociedade, educação e conhecimento. Área: Ensino-aprendizagem. Doutora em Letras, PUC-Rio, 1997.

Maria Cristina Corais, ISERJ - Instituto Superior do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Cristina Corais. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, atua na área da alfabetização e formação continuada de professores alfabetizadores. Doutora em Educação, UFF, 2018.

Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Goulart, C. M. A., & Corais, M. C. (2020). Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(4), Port. 76–97 / Eng. 73. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/47351

Número

Sección

Artigos