Bakhtin - uma memória pessoal

Autores/as

  • Cristovão Tezza Cristovão Tezza é escritor, doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil. Entre 1986 e 2010, foi professor do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0975-0724

Palabras clave:

Dialogismo, Polifonia, Prosa e poesia, Sensibilidade literária

Resumen

O texto relembra e comenta, numa perspectiva pessoal, o impacto da descoberta de Mikhail Bakhtin no ambiente acadêmico brasileiro de modernização dos estudos da linguagem nas décadas de 1970 e 1980, quando retomavam-se as linhas de pesquisa do chamado “formalismo russo”, na esteira de uma ascensão da Linguística como ciência de ponta, em ondas de imigração teórica preponderantemente francesas. Neste panorama, o ensaio relembra os dois focos principais da obra de Bakhtin, o temático-literário e o estritamente linguístico, e destaca a permanência e vitalidade de seu pensamento na formulação de uma teoria do romance. Ao final, o texto faz uma breve reflexão sobre o sentido contemporâneo da sensibilidade literária, a partir da multiplicidade das vozes que constituem o tecido da literatura na perspectiva bakhtiniana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristovão Tezza, Cristovão Tezza é escritor, doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil. Entre 1986 e 2010, foi professor do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Cristovão Tezza é escritor convidado. Doutor em Literatura Brasileira pela USP, foi professor da UFPR de 1986 a 2010. Na área acadêmica, é autor de "Entre a prosa e a poesia - Bakhtin e o formalismo russo" (Rocco, 2003).

Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Tezza, C. (2021). Bakhtin - uma memória pessoal. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(2), Port. 36–52 / Eng. 42. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48231

Número

Sección

Artigos