O gênero discursivo e a disputa pelas formas de (re)construção das práticas sociais

Autores/as

Palabras clave:

Gênero discursivo, Análise crítica de gênero, Mudança social

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir o modo como a (co-)construção do gênero discursivo aponta para disputas sobre a (re)construção da realidade social. Para tanto, ensaia-se uma reflexão teórica, aproximando os postulados bakhtinianos aos da Análise Crítica de Discurso, na formulação da Análise Crítica de Gêneros. Analisa-se uma sessão de grupo socioeducativo para homens autores de violência contra a mulher, ilustrando a disputa discursiva sobre o recorte constituinte do tema do gênero. Os dados analisados foram gerados em pesquisa de tipo etnográfico, ao longo de 12 meses de trabalho em campo. A discussão permite perceber a natureza aberta da linguagem e das práticas, tornada inteligível por meio da análise crítica de gêneros discursivos, e aponta para pontos de aberturas imprescindíveis na luta política por mudanças sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Arlésia de Souza Ferretti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em Letras (Português/Literatura), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010); Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na Educação básica, técnica e superior. É professora adjunta - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade Campo Grande), onde ministra disciplinas no curso de Letras (Bacharelado, Inglês e Espanhol). Integra o Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA) e o Grupo de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, vinculado à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Edita a Web Revista Linguagem, Educação e Memória. Empreende pesquisa a partir da Análise de Discurso Crítica, da Análise Crítica de Gênero e da Análise Dialógica do Discurso. Interessa-se por temas como: gêneros discursivos, identidades e práticas sociais; masculinidades; políticas de combate à violência contra a mulher; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa.

Publicado

2021-09-22

Cómo citar

Ferretti, V. A. de S. (2021). O gênero discursivo e a disputa pelas formas de (re)construção das práticas sociais. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 16(3), Port. 81–106 / Eng. 84. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48439

Número

Sección

Artigos