O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo: reflexões para pensar o processo educativo

Autores/as

Palabras clave:

Compreensão, Signo ideológico, Educação, Bakhtin e o Círculo

Resumen

A compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso no romance, da coletânea Questões de literatura e de estética: a teoria do romance, de M. Bakhtin. De acordo com o Círculo, a compreensão é composta por elementos concretos, ideológicos e axiológicos, além de ser um processo que permite a representação e o prolongamento da atividade comunicativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-09-21

Cómo citar

Lima, G. S. (2020). O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo: reflexões para pensar o processo educativo. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(3), Port. 297–317 / Eng. 302. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/48458

Número

Sección

Artigos