Exu-feminina: sentido e erotismo em Maria Padilha de Bixarte
Palabras clave:
Exu-Feminina, Erotismo, Religiões afro-brasileiraResumen
Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, objetiva-se investigar os possíveis efeitos de sentidos vinculados à imagem de Exu-Feminina a partir do dispositivo teórico da Análise do Discurso Materialista. As mitologias em torno desta entidade estão vinculadas a seu poder sobre as encruzilhadas e seu potencial em abrir caminhos e formas de compreender a vida para seus fiéis. Ademais, a imagem da entidade atualiza significações do erotismo. Considerando a hegemonia das ideologias cristãs, a imagem de Exu-Feminina remete a interpretações divergentes daquelas que vinculam o erótico ao pecado. Por isso, ao contrário da ideologia cristã, como a imagem de diabo e/ou satanás, além de aspectos eróticos negativos/pejorativos vinculados à entidade por sujeitos não candomblecistas e umbandistas, a proposta da pesquisa é também investigar possíveis sentidos eróticos na música Maria Padilha de Bixarte.
Descargas
Citas
ALTHUSSER, Louis. Ideologias e aparelhos ideológicos de Estado. In: ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 21-227.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autên-tica, 1987.
BÍBLIA Sagrada. Tradução Padre Antônio Pereira de Figueiredo. São Paulo: Iracema, 2007.
FREYRE, Gilberto. Uma paixão nacional. Revista Playboy, n. 113, dez./1984. Disponí-vel em http://www.releituras.com/gilbertofreyre_bunda.asp Acesso em: 21 jun. 2023.
MATOS, Elisiane. Profundanças 3 e além dos quartos: dois casos de guerrilha literária por meio da experiência verbo-visual, no contexto de autoria feminina. Tese em andamento (Doutorado em Linguagens e Representação), Universidade Estadual de Santa Cruz. Bahia, s.d.
MAUPOIL, Bernard. La géomancie à l’ancienne Cotê des Esclaves. Paris: Institut d’Ethnologie, 1988.
MOTA, Ilka de Oliveira. Fronteiras tênues entre o pornográfico e o erótico: uma análise da explicitação do corpo e a constituição de efeitos leitores. Diálogos & Confrontos Re-vista em Humanidades, São Paulo, vol. 1, p. 14-33, 2012.
ORLANDI, Eni P. Análise do discurso. Princípios e Procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.
ORLANDI, Eni P. Ocupar ou construir espaços? Uma ética cívica do social. Traços de linguagem, v. 3, n. 1, p. 9-15, 2019.
PÊCHEUX, Michel. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes [1984]. Tradução Guilherme Adorno e Gracinda Ferreira. Décalages, v. 1, n. 4, 2014.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
SARACENI, Rubens. Livro de Exu: o mistério revelado. São Paulo: Madras, 2020.
SILVA, Vagner Gonçalves. O guardião da casa do futuro. Rio de Janeiro: Pallas, 2019.
VAINFAS, Ronaldo. Sexualidades mestiças. In: FIGUEIREDO, Luciano. (org). História do Brasil para ocupados. São Paulo: Laya, 2020. p. 269-283.
ZOPPI-FONTANA, Mônica G. Lugares de enunciação e discurso. Leitura, Maceió, n. 23, p. 15-24, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores le conceden a la revista todos los derechos autorales referentes a los trabajos publicados. Los conceptos emitidos en los artículos firmados son de absoluta y exclusiva responsabilidad de sus autores.