O termo diversidade e seu deslocamento em portais de notícias: do discurso didático ao polêmico

Autores/as

Palabras clave:

AntConc, Discurso didático, Discurso polêmico, Diversidade, Sintaxe

Resumen

Este artigo analisa os discursos polêmico e didático na materialidade do termo diversidade tal como circulou, de 2006 a 2022, em portais de notícias. Orientado teoricamente pela Análise do Discurso de linha francesa e metodologicamente pela ferramenta AntConc, o corpus indica uma mutação nos efeitos de sentido dominantes do termo-pivô na medida em que deixa de participar de uma estrutura completiva em diversidade de espécies para se tornar uma palavra intransitiva. Esse processo envolve uma transição e a coexistência com as estruturas diversidade sexual e diversidade e (no sintagma coordenado diversidade e inclusão). O didatismo atinente à descrição de diversidade em termos biológicos ou ambientais cede espaço à polêmica marcada pela ordem do dia da agenda identitária. Sem que uma forma apague a outra, este artigo demonstra que há uma apropriação do vocábulo pela economia de mercado.

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Biografía del autor/a

João Kogawa, UNIFESP

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara (Conceito CAPES 6), com período de estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (Paris III).  Coordenador , juntamente com o Prof. Dr. Anderson Salvaterra Magalhães, do GP/CNPq/Unifesp Semiologia & Discurso. Coordenador do Podiscurso, o podcast da Análise do Discurso

Débora Elize Kogawa, UNIFESP

Mestranda em Letras do PPGL - Unifesp.

Indaiá de Santana Bassani, UNIFESP

Possui bacharelado em letras (português e linguística - 2002-2006), licenciatura em português (2006-2007), mestrado em linguística (2007-2009) e doutorado na mesma área (2009-2013) pela Universidade de São Paulo, com estágio Sanduíche na Universidade da Pensilvânia (jan-dez/2012). Atua principalmente na área de morfologia e suas interfaces com a sintaxe (estrutura argumental), semântica verbal e fonologia. É professora adjunta no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atua na graduação e pós-graduação, e é membro do Laboratório de Linguagem e Cognição da Unifesp (LabLinC) (https://www.lablincunifesp.com/) e do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída da USP.

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Publicado

2024-10-21

Cómo citar

Kogawa, J., Kogawa, D. E., & Bassani, I. de S. (2024). O termo diversidade e seu deslocamento em portais de notícias: do discurso didático ao polêmico. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(4). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/65489

Número

Sección

Artigos