Dois problemas decisivos sobre Para uma filosofia do ato: o mundo cindido e os atributos do Ser e do ato ético

Auteurs-es

  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri
  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri
  • Newton de Castro Pontes Universidade Regional do Cariri

Mots-clés :

Ato ético, Responsividade, Arquitetônica responsiva, Neokantismo

Résumé

Para uma filosofia do ato, ensaio fragmentado e inacabado de Mikhail Bakhtin, é um dos textos da década de 1920 que melhor permitem entrever o sutil e complexo diálogo que o filósofo russo estabelece com o campo filosófico de seu tempo, através, sobretudo, de uma empolgante virada interpretativa do legado kantiano. O presente estudo objetiva discutir como o conceito de divisão entre o mundo da vida e o mundo da cultura e os problemas dos atributos do Ser e da transitividade e eventicidade aberta do ato responsável são instrumentalizados de modo a permitir essa virada filosófica, configurando o que representa a primeira grande contribuição de Mikhail Bakhtin ao pensamento ocidental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Edson Soares Martins possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e literaturas africanas. Publicou em 2010 sua tese de doutoramento, sob o título O romance e seu direito ao grito: mímesis e representação em A hora da estrela e A rainha dos cárceres da Grécia. É autor de outros livros e de artigos científicos.

Francisco de Freitas Leite, Universidade Regional do Cariri

Francisco de Freitas Leite é doutorando em linguística pelo PROLING (UFPB), onde desenvolve pesquisa embasada da filosofia bakhtiniana da linguagem. Mestre em Linguística pela UFPB (PROLING – 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela URCA (1999) e graduado em Letras por esta mesma IES (1998). Atualmente é professor Assistente F da Universidade Regional do Cariri e pesquisador-orientador no Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários – NETLLI e pesquisador-estudante no Grupo de Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI, com a Linhas de pesquisa: Discurso e sociedade: a diversidade discursiva e enunciativa. Orientadora: Maria de Fátima Almeida.. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, história da língua portuguesa e poesia brasileira. Freitas é poeta, tendo publicado quatro obras: Fuga pela claraboia (1997, recentemente indicado como obra para o vestibular da URCA), Ave, sertão! (1998), Nacos (1999) e Curta versagem (1993). Sua dissertação de mestrado foi publicada em 2009, sob o título O latim em cartas do Cariri cearense. Também organizou, com Edson S. Martins, duas obras coletivas: Língua, literatura e ensino: a pesquisa acadêmica no DLL/URCA (2010) e As veredas da pesquisa em letras: ensaios críticos e teóricos (2011). Tem três capítulos em livros, sendo um deles (em co-autoria) intitulado Bakhtin/Volochínov e os problemas da construção de sentido, recentemente publicado, em livro sob organização de Fátima Almeida (PROLING-UFPB).

Newton de Castro Pontes, Universidade Regional do Cariri

Newton de Castro Pontes é Licenciado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é Professor Auxiliar de Teoria da Literatura na mesma instituição em que se graduou (URCA), e aluno do Doutorado em Teoria da Literatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria do Conto, Crítica Textual e Sociologia Aplicada à Literatura. É membro do Núcleo de Estudos em Teoria da Literatura. Publicou, em co-autoria com Edson Soares Martins e Ridalvo Félix de Araújo, o livro Sujeito e subalternidade na literatura brasileira: primeiros ensaios (2010). Organizou, com Antony Cardoso Bezerra e Thiago da Câmara Figueiredo, a coletânea Narrativa de ficção portuguesa no século XX: estudos de crítica literária (2011).

Publié-e

2012-11-30

Comment citer

Soares Martins, E., de Freitas Leite, F., & de Castro Pontes, N. (2012). Dois problemas decisivos sobre Para uma filosofia do ato: o mundo cindido e os atributos do Ser e do ato ético. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 7(2), Port. 123–141 / Eng. 123. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/10688

Numéro

Rubrique

Artigos