Escrita acadêmica na escrita reflexiva profissional: citações de literatura científica em relatórios de estágio supervisionado

Auteurs-es

  • Lívia Chaves de Melo UFT
  • Adair Vieira Gonçalves UFGD
  • Wagner Rodrigues Silva UFT

Mots-clés :

Ensino de língua estrangeira, Gênero, Discurso científico

Résumé

Neste artigo, investigamos práticas de citação de literatura científica na escrita reflexiva do gênero relatório de estágio supervisionado, produzido por professores em formação, em disciplinas de estágio obrigatório em Ensino de Língua Inglesa numa Licenciatura em Letras. Analisaremos, especificamente, como esses professores se representam a partir de citações de literatura científica, e caracterizaremos algumas funções exercidas pelas citações na escrita reflexiva emergente na esfera acadêmica. Utilizamos a abordagem dialógica da linguagem dos estudos bakhtinianos como referencial teórico de base, além de aportes teórico-metodológicos acerca de tipos de sequência e de discurso propostos por Adam e Bronckart. Os resultados da pesquisa mostram que a prática de citação da literatura científica é uma invocação de autoridade com função de erudição, amplificação e ornamentação do discurso produzido, podendo orientar a ação pedagógica desenvolvida pelo professor em formação no estágio supervisionado.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Lívia Chaves de Melo, UFT

Doutoranda pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Araguaína, Tocantins, Brasil; CAPES;

Adair Vieira Gonçalves, UFGD

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados, - UFGD, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil; CNPq

Wagner Rodrigues Silva, UFT

Professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Araguaína, Tocantins, Brasil; CAPES;

Publié-e

2013-06-28

Comment citer

Melo, L. C. de, Gonçalves, A. V., & Silva, W. R. (2013). Escrita acadêmica na escrita reflexiva profissional: citações de literatura científica em relatórios de estágio supervisionado. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(1), Port. 95–119 / Eng. 94. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13714

Numéro

Rubrique

Artigos