O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática

Auteurs-es

  • Orison Marden Bandeira de Melo Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mots-clés :

Ensino de literatura em língua inglesa, ADD, Pragmática, Cooperação

Résumé

Este artigo objetiva participar das discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa (LLI) no cotidiano da sala de aula do Curso de Letras. Para tal, discute os desafios propostos pelas DCN de Letras, bem como a realidade do professor que trabalha com um número pequeno de horas de LLI na matriz curricular e um número alto de alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira. A partir da concepção dialógica de linguagem e da possibilidade de cooperação entre áreas de conhecimento, apresentamos uma proposta de trabalho entre a ADD e a Pragmática, mostrando as consonâncias e as dissonâncias entre as duas áreas. Além disso, apresentamos parte da análise do conto Her Sweet Jerome, de Alice Walker, feita por alunos que apontaram para a possibilidade de a Pragmática, nesse contexto de trabalho de LLI com alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira, ser um passo inicial para uma análise dialógica dos textos literários

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Literatura em Língua Inglesa do Curso de Letras da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE

Publié-e

2015-04-30

Comment citer

Júnior, O. M. B. de M. (2015). O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 10(1), Port. 87–103 / Eng. 93. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/20692

Numéro

Rubrique

Artigos