Ética e estética na produção de sentidos no começo da vida: considerações sobre a simultaneidade do passado e futuro no presente
Mots-clés :
Produção de sentidos, Começo da vida, Ética e estéticaRésumé
Este estudo é uma exploração de alguns pressupostos conceptuais da análise literária em situações cotidianas de produção de sentidos. Esta exploração foi realizada a partir de registros longitudinais videografados da interação de uma díade mãe-bebê. Os pressupostos focalizados foram concepções de linguagem, ética e estética. Em uma análise microgenética ilustraram-se, com dados empíricos, o funcionamento desses pressupostos na produção de sentidos. Nos resultados discutiram-se implicações da simultaneidade de experiências passadas e antecipações de suas possibilidades futuras na organização da interação no presente imediato. Concluiu-se que a produção de sentidos é uma forma de resolver tensões promovidas pela simultaneidade de diferentes tempos, em experiências marcadas pela factualidade, originalidade e pela estabilidade dinâmica de uma situação responsiva. Com essas características, a produção de sentidos foi considerada um exercício ético e estético das ações humanas. Então foi reconhecida a apropriação dos pressupostos discutidos na literatura para análise também de práticas cotidianas com a linguagem.
Téléchargements
Metrics
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.