Dialogismo e sincretismo: (re)definições

Auteurs-es

  • José Gatti UFSC / Centro Universitário Senac

Mots-clés :

Dialogismo, Sincretismo, Religião, Práticas culturais

Résumé

Este trabalho busca uma definição adequada para sincretismo dentro do contexto teórico sugerido pelo dialogismo. Um dos focos está no exame do sincretismo como possível operação dialética, à qual tem sido frequentemente associado. Esta discussão também aponta para o sincretismo na análise de práticas culturais. Para tanto, recorre ao pensamento de Mikhail Bakhtin assim como a trabalhos de estudiosos de sua obra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

José Gatti, UFSC / Centro Universitário Senac

Possui graduação em Jornalismo (1977) e Editoração (1974) pela Universidade de São Paulo; mestrado em Cinema pela Universidade de São Paulo (1981); mestrado em Cinema Studies (1988) e doutorado em Cinema Studies (1995) pela New York University. Atualmente é professor na Universidade Tuiuti do Paraná (Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens) e na Universidade Federal de Santa Catarina (Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literaturas Correspondentes). É também professor colaborador na Universidade Federal de São Carlos, onde leciona no Programa de Mestrado em Imagem e Som. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, tendo sido um de seus fundadores (www.socine.org.br), e da Society for Cinema and Media Studies (www.cmstudies.org). Professor visitante Capes/Fulbright, Boston University, Estados Unidos, em 2008. Pesquisador bolsista da Fapesp na University of Cape Town, África do Sul, em 2009. Tem experiência na área de Arte e Comunicação, atuando principalmente no campo das políticas de representação em cinema, televisão, vídeo e outros meios de comunicação.

Publié-e

2016-09-08

Comment citer

Gatti, J. (2016). Dialogismo e sincretismo: (re)definições. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 11(3), Port. 59–79 / Eng. 62. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/24843

Numéro

Rubrique

Artigos