Cultura no ensino de língua estrangeira
Mots-clés :
Cultura, Discurso, Competência intercultural, Perspectiva moderna, Perspectiva pós-moderna, Língua estrangeiraRésumé
No ensino de língua estrangeira*, o ensino de cultura ainda é um tema de debate acalorado. O que é cultura? Qual é a sua relação com a língua? Qual cultura deve ser ensinada? A cultura de quem? Qual o papel da cultura do aluno no processo de aquisição de conhecimento da cultura-alvo? Como podemos evitar a essencialização das culturas e o ensino de estereótipos culturais? Ainda, como podemos desenvolver, nos alunos, uma competência intercultural em que a sua cultura e a cultura-alvo não sejam tratadas de forma injusta, mas que sejam percebidas como mediadores culturais em um mundo globalizado? Este artigo explora essas questões a partir da perspectiva obtida por meio de inúmeras pesquisas desenvolvidas na Austrália, na Europa e nos Estados Unidos nos últimos 20 anos. Também relaciona o estudo da cultura com o estudo do discurso (KRAMSCH, 1993, 1998, 2004) e com o conceito de competência transcultural e translingual proposto pela Modern Language Association (KRAMSCH, 2010). Uma atenção especial será dada ao papel inigualável que a antiga cultura persa pode ter como promotora dos mediadores culturais de amanhã.
* Esta é uma tradução do artigo Culture in Foreign Language Teaching, publicado no Iranian Journal of Language Teaching Research (http://www.urmia.ac.ir/ijltr), v. 1, n. 1, 2013. A publicação da tradução foi autorizada pela autora, em email enviado no dia 12/04/2017, e pelo Editor-Chefe do periódico, o Dr. Karim Sadeghi, em email enviado no dia 23/06/2017. O link para o texto em inglês é http://www.urmia.ac.ir/ sites/www.urmia.ac.ir/files/Article%204_1.pdf
Téléchargements
Metrics
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.