Autoria institucional no jornal escolar O Colegial – órgão dos alunos do Colégio Catarinense (1945-50)

Auteurs-es

Mots-clés :

Autoria, Jornal escolar, Educação

Résumé

Discutimos, neste trabalho, a constituição de autoria no jornal escolar O Colegial órgão dos alunos do Colégio Catarinense. Os fundamentos da análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin respaldam a discussão proposta na Linguística Aplicada. Os dados são compostos pelas seis edições anuais desse jornal, publicadas pelo Colégio Catarinense no período de 1945-50, em Florianópolis - SC, e pelo gênero discursivo expediente. A metodologia parte da análise da dimensão histórica da publicação, seguida da análise das edições de O Colegial e do respectivo gênero. A análise revelou que O Colegial não era um dos meios de expressão da voz dos estudantes, como enunciado no seu título, pois a autoria foi concebida como institucional. A posição axiológica dessa publicação visava persuadir seus interlocutores sobre a qualidade da formação educacional do Colégio Catarinense e silenciava a voz dos estudantes que fossem contrários aos valores dessa instituição educacional.

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Biographie de l'auteur-e

Tânia Barroso Ruiz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de ensino superior e doutora pela UFSC.

Publié-e

2018-11-11

Comment citer

Ruiz, T. B. (2018). Autoria institucional no jornal escolar O Colegial – órgão dos alunos do Colégio Catarinense (1945-50). Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(1), Port. 150–170 / Eng. 156. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/35516

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Artigos