Entre acidentes e explosões: indeterminação e estesia no devir da história

Auteurs-es

Mots-clés :

Acidente, Explosão, Landowski, Lotman, Populismo

Résumé

O artigo propõe uma releitura cruzada dos conceitos de acidente, desenvolvido por Landowski no âmbito de sua teoria sociossemiótica da interação, e explosão, elaborado por Lotman em seus últimos escritos de semiótica da cultura. Longe de ser um fim em si mesmo, este confronto almeja esboçar uma síntese teórico-epistemológica que possa contribuir à análise dos processos comunicacionais-discursivos que regem o devir dos sistemas socioculturais, bem como ao seu enquadramento conceitual. A minha hipótese é que a cifra desta articulação resida no vínculo entre a indeterminação destacada por ambos os autores e a carga estésica, isto é, o núcleo de tensões sensíveis que, conforme vislumbra Landowski, os acontecimentos acidentais/explosivos são capazes de mobilizar. Para procurar demonstrar sua pertinência e relevância, partirei de um caso concreto: as jornadas de junho de 2013 e seu impacto no processo que levou, em 2016, ao impeachment de Dilma Rousseff e, em 2018, à eleição de Jair Bolsonaro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Paolo Demuru, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista

Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Paulista. Pós-Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Semiótica pela Universidade de Bologna e doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Autor do livro "Essere in gioco. Calcio e cultura tra Brasile e Itália" (Bononia University Press, 2014) e de diversas publicações científicas internacionais, atua principalmente nas seguinte areas: semiótica e estudos da linguagem, teoria da comunicação, estudos culturais e história da cultura, privilegiando análises relativas à comunicação política, à cidade e à construção das identidades sociais e culturais via esporte. Membro da Associazione Italiana di Studi Semiotici e do Laboratorio Romano de Semiotica, graduou-se em Scienze della Comunicazione pela Universidade de Roma "La Sapienza", com estagio de pesquisa realizado no Centro de Pesquisa Sociossemióticas da PUC de São Paulo, do qual é ainda pesquisador ativo.

Publié-e

2019-11-29

Comment citer

Demuru, P. (2019). Entre acidentes e explosões: indeterminação e estesia no devir da história. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(1), Port. 81–106 / Eng. 83. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42629

Numéro

Rubrique

Artigos