A atuação de forças centrípetas e centrífugas no discurso religioso sobre a pessoa com deficiência: reflexões a partir de Bakhtin e o Círculo

Auteurs-es

  • Dennis Souza da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Ivana Siqueira Teixeira Universidade Federal da Paraíba

Mots-clés :

Relações dialógicas, Forças centrípetas e centrífugas, Cosmovisão, Inclusão da pessoa com deficiência, Discurso religioso

Résumé

Este artigo analisa a atuação das forças centrípetas e centrífugas em enunciados da esfera religiosa que evidenciam cosmovisões do segmento cristão evangélico acerca da deficiência. Para tanto, selecionamos um vídeo disponível na plataforma YouTube contendo enunciados dos apresentadores Tito Rocha e Leandro Quadros relativos à temática da deficiência, bem como a resposta de uma internauta acerca do posicionamento desses sujeitos. A reflexão teórico-metodológica fundamenta-se na orientação dialógica da linguagem, sobretudo nas considerações acerca das relações dialógicas, vozes e forças centrípetas e centrífugas. Também recorremos a estudos sobre cosmovisão, inclusão da pessoa com deficiência, discurso religioso e teologia cristã. Os resultados indicam que os discursos dos apresentadores refletem e refratam uma cosmovisão cristã que unifica o entendimento da deficiência como resultado da condenação divina ocasionada pelo pecado. O comentário da internauta, por sua vez, apresenta movimentos de centralização e dispersão dessa perspectiva cristã.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARANHA, Maria Salete Fábio. Paradigmas da relação entre a sociedade e as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Brasília, v. 11, n. 21, p. 160-176, 2001.

ASSUMPÇÃO, Georgia de Souza; SANTOS, Carolina Maia dos; ANDRADE, Raquel Figueira Lopes Cançado; HENRIQUES, Mayara Vieira; CASSTRO, Alexandre de Carvalho. Productive Organizations: The Human-Computer Interaction in Black Mirror. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, v. 18, n. 4, out./dez., 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/61969/43495. Acesso em: 08 fev. 2024.

AZZARI, Eliane Fernandes; AMARANTE, Maria de Fátima Silva; ANDRADE, Eliane Righi de. “It’s True This Notte”: Dialogic Relations and/in Discourse in the Cyberspace. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, v. 15, n. 1, jan./mar., 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/41595/30204. Acesso em: 08 fev. 2024.

BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução Aurora Fornoni Bernardini et al. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002. p. 71-210.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, posfácio, notas e glossário Paulo Bezerra. Organização da edição russa Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Montelo e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

BRAIT, Beth. O processo interacional. In: PRETI, Dino (org.). Análise de textos orais. 4. ed. São Paulo: Humanitas Publicações FFLCH/USP, 1999. p. 189-214.

BRAIT, Beth. Problemas da poética de Dostoiévski e estudos da linguagem. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2015. p. 45-72.

BRAIT, Beth. A palavra mandioca do verbal ao verbo-visual. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 142-160, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/3004/1935. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRAIT, Beth. Tramas verbo-visuais da linguagem. In: BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010. p. 193-228.

BRAIT, Beth. Looking and Reading: Verbal-Visuality from a Dialogical Perspective. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, v. 8, n. 2, pp. 42-64, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568/12910. Acesso em: 20 jan. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.

COSTA, Dennis Souza da. Representações docentes sobre o ensino de línguas estrangeiras para alunos com deficiência visual: ressonâncias de um métier. 2018. 204f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

DILTHEY, Wilhelm. Teoria das concepções do mundo. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1992.

ERICKSON, Millard. Christian Theology. 3. ed. Michigan: Baker Academic, 2013.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FRANCELINO, Pedro Farias. Estilo e autoria em sermões religiosos: uma análise dialógica. In: BRAIT, Beth; PISTORI, Maria Helena Cruz; FRANCELINO, Pedro Farias (orgs.). Linguagem e conhecimento: Bakhtin, Volóchinov, Medviédev. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 233-260.

GESSER, Marivete. Por uma educação anticapacitista: contribuições dos estudos sobre deficiência para a promoção de processos educativos inclusivos na escola. In: OLTRAMARI, Leandro Castro; GESSER, Marivete; FEITOSA, Ligia Rocha Cavalcante (orgs.). Psicologia escolar e educacional: processos educacionais e debates contemporâneos. Florianópolis: Editora do Bosque, 2020. p. 93-113.

GOODLEY, Dan. Disability Studies: An Interdisciplinary Introduction. London: SAGE Publications Ltd., 2011.

GOODLEY, Dan; HUGHES, Bill; DAVIS, Lennard. Introducing Disability and Social Theory. In: GOODLEY, Dan; HUGHES, Bill; DAVIS, Lennard (orgs.). Disability and Social Theory: New Developments and Directions. New York, NY: Palgrave Macmillan, 2012. p. 1-14.

GOODLEY, Dan. Disability and Other Human Questions. Emerald Publishing Limited, 2021.

GRUDEM, Wayne. Teologia sistemática (1999). Tradução Norio Yamakami, Lucy Yamakami, Luiz A. T. Sayão, Eduardo Pereira e Ferreira. São Paulo: Vida Nova, 2012.

HUGHES, Bill. Civilising Modernity and the Ontological Invalidation of Disabled People. In: GOODLEY, Dan; HUGHES, Bill; DAVIS, Lennard (orgs.). Disability and Social Theory: New Developments and Directions. New York, NY: Palgrave Macmillan, 2012. pp. 17-32.

JOSIOWICZ, Alejandra; DEUSDARÁ, Bruno. A Techno-Discursive Analysis of Manifestations Surrounding Diego Maradona’s Death: Methodologies for Delimiting Discursive Regions on Twitter. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, v. 17, n. 3, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/57464/40253. Acesso em: 08 fev. 2024.

LEITE, Francisco Benedito. A utilização do método socioideológico para estudos em ciências da religião e em teologia. In: COSTA, Julia Cristina de Lima; FRANCELINO, Pedro Farias (orgs.). Linguagem, discurso e religião: diálogos e interfaces. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p. 9-29.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. História da educação de pessoas com deficiência: da Antiguidade ao início do século XXI. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

MEIRA, Silvio. A Lei das XII Tábuas: fonte do Direito Público e Privado. 6. ed. São Paulo: Editora Madamu, 2021.

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Diferenças e diferentes: aspectos psicossociais da deficiência. In: MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães (orgs.). Escolarização de alunos com deficiências: desafios e possibilidades. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 13-31.

MELLO, Anahí Guedes de. Gênero, deficiência, cuidado e capacitismo: uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com deficiência. 2014. 260f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MUELLER, Beatriz Gutiérrez. A palavra religiosa como uma variante da ‘palavra autoritária’ em Bakhtin. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, v. 12, n. 1, p. 91-112, jan./abr. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/27177/20954. Acesso em: 27 ago. 2023.

NASCIMENTO, Ilderlândio Assis de Andrade. O discurso citado na carta de Paulo aos romanos: uma abordagem discursivo-enunciativa. 2019. 282f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

NAUGLE, David Keith. Cosmovisão: a história de um conceito. Apresentação de Arthur Holmes. Tradução Marcelo Herberts. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2017.

OLIVEIRA, Lilia Candella de. Visibilidade e participação política: um estudo no Conselho Municipal da Pessoa com deficiência em Niterói. 2010. 178f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

SANTIAGO, Sandra Alves da Silva. A história da exclusão das pessoas com deficiência: aspectos socioeconômicos, religiosos e educacionais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

SILVA, Elias Coelho da. Hierofania discursiva: a objetivação do sagrado. In: COSTA, Julia Cristina de Lima; FRANCELINO, Pedro Farias (orgs.). Linguagem, discurso e religião: diálogos e interfaces. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. p. 67-81.

SIRE, James. Dando nome ao elefante: cosmovisão como um conceito. Tradução Paulo Zacharias e Marcelo Herberts. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2012.

SOBRAL, Adail. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2014. p. 103-122.

TOMPOROSKI, Alexandre Assis; LACHMAN, Vivian; BORTOLINI, Ernani. Educação especial, o longo caminho: da antiguidade aos nossos dias. Caderno Zygmunt Bauman, v. 9, n. 21, p. 21-36, 2019. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12546/7003. Acesso em: 20 ago. 2023.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia (1983). Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2022.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

WORLD HEALTH ORGANIZATION; THE WORLD BANK. World Report on Disability, 2011.

Publié-e

2024-05-14

Comment citer

Souza da Costa, D., & Siqueira Teixeira, I. . (2024). A atuação de forças centrípetas e centrífugas no discurso religioso sobre a pessoa com deficiência: reflexões a partir de Bakhtin e o Círculo . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/63573

Numéro

Rubrique

Artigos