Vozes sociais da comunidade surda em memes

Autores/as

  • Maria Kérsia da Silva Dourado Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palabras clave:

Vozes sociais, Posicionamentos, Memes, Comunidade surda

Resumen

Tendo em vista a relevância dos memes na cultura da Internet, este estudo tem como objetivo analisar como memes visuais refletem posicionamentos discursivos e constroem significados a partir das vozes sociais da comunidade surda. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu a observação participante de uma conta da comunidade no Instagram denominada “surdalidades”. A partir dessa conta, foi selecionada uma amostra de três memes, posteriormente analisados com o suporte da análise do discurso. Os resultados indicam a presença de posicionamentos de confronto, os quais refletem o tensionamento com ouvintes e com a língua portuguesa, além da necessidade de afirmar uma identidade linguística e cultural própria. Assim, os memes configuram-se como formas de expressão política, uma vez que o estilo, o conteúdo temático e a estrutura composicional desse gênero revelam como diferentes vozes da comunidade surda se manifestam e se posicionam através dessa forma de comunicação visual.

Biografía del autor/a

Maria Kérsia da Silva Dourado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduated from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) in Pedagogy and Letters-Libras/Portuguese Language. Pound specialist at Universidade Potiguar (UNP). A Master of Applied Linguistics degree from the Graduate Program in Language Studies at the Federal University of Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN). Profesor of Higher Education at the Seridó Faculty of Engineering, Letters, and Social Sciences (FELCS). Libras, humor and deaf studies are themes of his research.

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Publicado

2025-05-12

Cómo citar

Dourado, M. K. da S. (2025). Vozes sociais da comunidade surda em memes . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 20(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/66838

Número

Sección

Artigos