O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
Palavras-chave:
Divulgação científica, Mídia, Discurso promocional, Hibridismo, Modelo contextualResumo
Este artigo trata da presença do discurso promocional em textos de divulgação científica publicados na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC). Ao observamos artigos publicados na CHC, verificamos a presença do fim discursivo de incitação (fazer-fazer) direcionado aos leitores jovens. Levantamos a hipótese de que neles encontra-se o discurso promocional e investigamos, num corpus de 30 textos, as características comunicacionais e discursivas desse discurso. Os resultados da análise confirmaram nossa hipótese, pois constatamos a presença dos esquemas narrativo e argumentativo como estratégias para fazer-crer o leitor com vistas ao fazer. Observamos também o intuito de, por meio da divulgação científica midiática, provocar ações que promovam bem-estar social ou individual, valorizando o saber da ciência e, dessa forma, estabelecendo relação entre ciência e vida social. Os artigos revelaram um hibridismo discursivo: científico, midiático, didático e promocional. Relacionamos a presença do discurso promocional ao Modelo Contextual de comunicação pública da ciência.