Estilo, expressividade e axiologia no ensino-aprendizagem da língua em uso

Autores

  • Regina Braz Rocha PUC/SP

Palavras-chave:

Língua em uso, Perspectiva dialógica, Ensino Médio

Resumo

Este artigo visa apresentar os aspectos teórico-metodológicos articulados na construção de uma prática didática destinada ao ensino médio, com foco no ensino-aprendizagem da língua em uso, embasada pela teoria dialógica de Bakhtin e o Círculo, e descrever, de modo breve, como essa prática didática pode contribuir para o ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos. Parte-se dos resultados obtidos em tese de doutorado defendida em 2015, que demonstrou como práticas didáticas para o ensino-aprendizagem da língua em uso colocam em diálogo elementos linguísticos, estilísticos, discursivos na construção dialógica do conhecimento, considerando a “palavra viva” no sentido bakhtiniano do termo, e relacionando-se, assim, aos movimentos de réplica e compreensão ativa, às questões expressivas que revelam marcas ideológicas, valores, posições.

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Biografia do Autor

Regina Braz Rocha, PUC/SP

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Publicado

2018-05-13

Como Citar

Rocha, R. B. (2018). Estilo, expressividade e axiologia no ensino-aprendizagem da língua em uso. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 13(2), Port. 155–175 / Eng. 151. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/34996

Edição

Seção

Artigos