Formação de leitores literários: diálogos possíveis entre concepções do Círculo de Bakhtin e atividades de livros didáticos

Autores

Palavras-chave:

Formação de leitores, Dialogismo, Responsividade, Atividades didáticas

Resumo

Este artigo convoca as concepções do Círculo de Bakhtin para redesenhar atividades de leitura literária propostas em livro didático brasileiro, tornando-as mais responsivas à vida contemporânea. Tem como base os conceitos de dialogismo e de responsividade, evocados para contribuírem com a percepção da infecundidade do uso do modelo de atividades vigente na formação de leitores (literários) e para apontar possibilidades na elaboração de atividades abertas ao diálogo das vivências dos alunos/leitores com os textos literários, bem como convidativas à expressão das atitudes responsivas ativas dos alunos frente à leitura literária. Uma atividade baseada em soneto camoniano, presente em livro didático aprovado pelo PNLD 2018, é analisada na tentativa de contribuir com a desaprendizagem de práticas referentes à abordagem da leitura literária na escola. Por fim, o mesmo soneto camoniano é abordado para elaboração de proposta de atividades pautada no dialogismo e na responsividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Ventura Klayn, UFRJ

Membro do Grupo de Pesquisa PLELL - Práticas de Letramentos na Ensinagem de Línguas e Literaturas. Doutoranda pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS - UFRJ (2016). Possui Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense (2013) e em Educação Especial com Ênfase em Surdez pela Fundação Educacional Duque de Caxias (2005). Graduada em Letras - Português/Inglês pela Fundação Educacional Duque de Caxias (2004). É professora da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita - RJ (desde 2006).

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Klayn, D. V. (2019). Formação de leitores literários: diálogos possíveis entre concepções do Círculo de Bakhtin e atividades de livros didáticos. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(1), Port. 127–153 / Eng. 131. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/41175

Edição

Seção

Artigos