Processos escolares de ensino e aprendizagem, argumentação e linguagens sociais

Autores/as

  • Cecília Goulart

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem, Linguagens sociais, Argumentação, Áreas de conhecimento, Escola

Resumen

Buscamos discutir uma abordagem discursiva dos processos de ensino e aprendizagem da linguagem escrita na escola. No presente artigo, a meta é ampliar a reflexão teórica que temos realizado em torno da ideia de que, a partir do estudo de Bakhtin, enunciar é argumentar, embora o autor não tenha tratado dessa questão. O princípio dialógico e a categoria linguagens sociais são aspectos-chave para considerar o movimento enunciativo do discurso de áreas de conhecimento trabalhadas na escola como argumentativo.

Métricas

Cargando métricas ...

Cómo citar

Goulart, C. (2010). Processos escolares de ensino e aprendizagem, argumentação e linguagens sociais. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, (4), 50–62. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/4298

Número

Sección

Artigos