Autor-criador e autor-modelo: possíveis (des)aproximações entre Mikhail Bakhtin e Umberto Eco

Autores

Palavras-chave:

Autor, Leitor, Mikhail Bakhtin, Umberto Eco

Resumo

A morte do autor foi um ensaio publicado em 1967 por Roland Barthes. Dois anos depois, Michel Foucault pronunciou em uma conferência que o autor não tinha morrido: estava apenas em um incessante processo de desaparecimento. Todavia, para Mikhail Bakhtin e Umberto Eco, o autor sempre esteve e estará vivo no texto. Sobre esse aspecto, o teórico russo e o escritor italiano tinham visões semelhantes quando procuravam compreender a essência do autor a que Barthes se referia. Nas suas principais características, Mikhail Bakhtin concebera o autor-criador; já Umberto Eco elaborara o autor-modelo. Frente a essas possibilidades, o objetivo deste artigo foi examinar as diferenças e as semelhanças entre esses dois conceitos: autor-criador e autor-modelo. Ao compará-los, constatamos que são duas figuras ativas, que exercem suas forças criadoras e estratégicas no texto. Este, por sua vez, funciona como relevante fator de aproximação entre o autor-modelo e o autor-criador.

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Biografia do Autor

Suelio Geraldo Pereira, PUC Minas

Mestrando em Literaturas de Língua Portuguesa na PUC Minas com bolsa CAPES nível 2. Especialista em Pós em Docência pelo IFMG-Arcos. Articulista no Jornal Pensar a Educação em Pauta. Membro do grupo de estudos Bakhtin, Dostoiévski e Saramago, coordenado pela Prof.ª Dr. Vera Lopes (PUC Minas), e participante do grupo de pesquisa África e Brasil, organizado pela Prof.ª Dr. Terezinha Taborda Moreira (PUC Minas).

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

Pereira, S. G. (2024). Autor-criador e autor-modelo: possíveis (des)aproximações entre Mikhail Bakhtin e Umberto Eco . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 19(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/65583

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Artigos