Estruturação e lançamento de um e-commerce de instrumentos musicais

uma análise na perspectiva das capacidades dinâmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/cintec.v2i2.68698

Palavras-chave:

e-commerce, Transformação Digital, Varejo, Capacidades Dinâmicas

Resumo

Objetivo: descrever o processo de criação de um e-commerce de instrumentos musicais a partir da identificação de uma oportunidade de mercado em meio ao cenário adverso da pandemia de COVID-19 utilizando a teoria das capacidades dinâmicas.
Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: apesar de ser amplamente discutida na academia, a teoria das capacidades dinâmicas não foi explorada no processo de criação de empresas durante a pandemia de COVID-19. Este estudo, portanto, colabora com uma análise específica desta situação neste contexto.
Metodologia/abordagem: para descrever o processo de criação do e-commerce foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação e história de vida. Foram realizadas análises em documentos da empresa, planilhas financeiras e de controle de estoque, além de entrevista com um dos sócios.
Resultados: os resultados das análises demonstram que o comportamento da empresa em observar atentamente o ambiente, aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças tem estreita ligação com a teoria das capacidades dinâmicas e foi fundamental para obter vantagem competitiva sustentável.
Contribuições: este relato oferece valiosos insights sobre a aplicação prática da teoria das capacidades dinâmicas em cenários adversos como o da pandemia da COVID-19. As metodologias de pesquisa-ação destacam a importância da abordagem prática e envolvente na análise de novas empresas. A contribuição social destaca a resiliência de empreendedores em adversidades, mostrando que decisões rápidas e precisas garantem vantagem competitiva. Gestores podem se beneficiar ao aplicar teorias relevantes, como capacidades dinâmicas, para decisões estratégicas eficazes em tempos incertos.

es em tempos incertos.

Biografia do Autor

Julio Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2004), Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (2004), Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010) e Marketing pela Universidade de São Paulo (2016). Na pós-graduação stricto-sensu possui mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (stricto-sensu) da Universidade Nove de Julho. É editor-chefe da BJMkt (Brazilian Journal of Marketing) e editor associado das revistas CGG (Contabilidade, Gestão e Governança) e REGEPE (Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). 

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Oliveira, M. G. de, Maquiaveli, F. do C., & Cunha, J. C. da. (2024). Estruturação e lançamento de um e-commerce de instrumentos musicais : uma análise na perspectiva das capacidades dinâmicas. Revista Científica Cintec, 2(2), 144–155. https://doi.org/10.23925/cintec.v2i2.68698

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos