Estruturação e lançamento de um e-commerce de instrumentos musicais:
uma análise na perspectiva das capacidades dinâmicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/cintec.v2i2.68698Palavras-chave:
e-commerce, Transformação Digital, Varejo, Capacidades DinâmicasResumo
Resumo
Objetivo: descrever o processo de criação de um e-commerce de instrumentos musicais a partir da identificação de uma oportunidade de mercado em meio ao cenário adverso da pandemia de COVID-19 utilizando a teoria das capacidades dinâmicas.
Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: apesar de ser amplamente discutida na academia, a teoria das capacidades dinâmicas não foi explorada no processo de criação de empresas durante a pandemia de COVID-19. Este estudo, portanto, colabora com uma análise específica desta situação neste contexto.
Metodologia/abordagem: para descrever o processo de criação do e-commerce foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação e história de vida. Foram realizadas análises em documentos da empresa, planilhas financeiras e de controle de estoque, além de entrevista com um dos sócios.
Resultados: os resultados das análises demonstram que o comportamento da empresa em observar atentamente o ambiente, aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças tem estreita ligação com a teoria das capacidades dinâmicas e foi fundamental para obter vantagem competitiva sustentável.
Contribuições: este relato oferece valiosos insights sobre a aplicação prática da teoria das capacidades dinâmicas em cenários adversos como o da pandemia da COVID-19. As metodologias de pesquisa-ação destacam a importância da abordagem prática e envolvente na análise de novas empresas. A contribuição social destaca a resiliência de empreendedores em adversidades, mostrando que decisões rápidas e precisas garantem vantagem competitiva. Gestores podem se beneficiar ao aplicar teorias relevantes, como capacidades dinâmicas, para decisões estratégicas eficazes em tempos incertos.
es em tempos incertos.
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