Estruturação e lançamento de um e-commerce de instrumentos musicais:

uma análise na perspectiva das capacidades dinâmicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/cintec.v2i2.68698

Palabras clave:

e-commerce, Transformação Digital, Varejo, Capacidades Dinâmicas

Resumen

Resumo
Objetivo: descrever o processo de criação de um e-commerce de instrumentos musicais a partir da identificação de uma oportunidade de mercado em meio ao cenário adverso da pandemia de COVID-19 utilizando a teoria das capacidades dinâmicas.
Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: apesar de ser amplamente discutida na academia, a teoria das capacidades dinâmicas não foi explorada no processo de criação de empresas durante a pandemia de COVID-19. Este estudo, portanto, colabora com uma análise específica desta situação neste contexto.
Metodologia/abordagem: para descrever o processo de criação do e-commerce foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação e história de vida. Foram realizadas análises em documentos da empresa, planilhas financeiras e de controle de estoque, além de entrevista com um dos sócios.
Resultados: os resultados das análises demonstram que o comportamento da empresa em observar atentamente o ambiente, aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças tem estreita ligação com a teoria das capacidades dinâmicas e foi fundamental para obter vantagem competitiva sustentável.
Contribuições: este relato oferece valiosos insights sobre a aplicação prática da teoria das capacidades dinâmicas em cenários adversos como o da pandemia da COVID-19. As metodologias de pesquisa-ação destacam a importância da abordagem prática e envolvente na análise de novas empresas. A contribuição social destaca a resiliência de empreendedores em adversidades, mostrando que decisões rápidas e precisas garantem vantagem competitiva. Gestores podem se beneficiar ao aplicar teorias relevantes, como capacidades dinâmicas, para decisões estratégicas eficazes em tempos incertos.

es em tempos incertos.

Biografía del autor/a

Julio Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2004), Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (2004), Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010) e Marketing pela Universidade de São Paulo (2016). Na pós-graduação stricto-sensu possui mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (stricto-sensu) da Universidade Nove de Julho. É editor-chefe da BJMkt (Brazilian Journal of Marketing) e editor associado das revistas CGG (Contabilidade, Gestão e Governança) e REGEPE (Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). 

Citas

Antonio, N., & Rita, P. (2021). COVID-19: The catalyst for digital transformation in the hospitality industry?. Tourism & Management Studies, 17(2), 41-46. https://doi.org/10.18089/tms.2021.170204

Carneiro da Cunha, J. A., Corrêa, H. L. & Passador, J. L. (2008). Os fatores propulsores de confiança em compradores do comércio eletrônico. Qualit@s, 7(1), 1-18.

Chamorro, T. (2021). The essential components of digital transformation. Harvard Business Review. https://hbr.org/2021/11/the-essential-components-of-digital-transformation

Chanias, S., Myers, M. D., & Hess, T. (2019). Digital transformation strategy making in pre-digital organizations: the case of a financial services provider. Journal of Strategic Information Systems, 28(1), 17-33. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2018.11.003

Cunha, J. A. C., & Urdan, A. T. (2023). Marketing e Transformação Digital. Revista Brasileira de Marketing, 22(4), 1328-1335. https://doi.org/10.5585/remark.v22i4.25710

Gajendran, T., Brewer, G., & Marimuthu, M. (2013). Internationalisation of construction business and e-commerce: Innovation, integration and dynamic capabilities. Australasian Journal of Construction Economics and Building, 13(2), 1-17. https://doi.org/10.5130/ajceb.v13i2.3321

Lodi, M. D. de F., Thiollent, J. M., & Sauerbronn, F. R. (2018). Uma discussão acerca do uso da pesquisa-ação em administração e ciências contábeis.

Mendonça, H. G. (2016). E-commerce. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, 4(2), 240–251. https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.68

Santos, I. M. M. dos, & Santos, R. S. (2008). A etapa de análise no método história de vida: Uma experiência de pesquisadores de enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, 17(4), 714-719. https://doi.org/10.1590/s0104-07072008000400012

Teece, D. J. (2018). Business models and dynamic capabilities. Long Range Planning, 51(1), 40-49. http://dx.doi.org/10.1016/j.lrp.2017.06.007

Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509-533. https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(199708)18:7<509::AID-SMJ882>3.0.CO;2-Z

Thiollent, M. (2022). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.

Thiollent, M., & Oliveira, L. (2016). Participação, cooperação, colaboração na relação dos dispositivos de investigação com a esfera da ação sob a perspectiva da pesquisa-ação. Investigação Qualitativa em Ciências Sociais, 3, 357-366.

Tripp, D. (n.d.). Pesquisa-ação: Uma introdução metodológica. Pesquisa-ação-Participação-Investigação-ação-Metodologia de Pesquisa, 3.

Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118-144. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003

Wang, S., & Xu, J. (2018). E-commerce supply chain routine evolution and dynamic capability formation mechanism of integrating situational knowledge. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, 176(1), 1-5. https://doi.org/10.2991/icmess-18.2018.360

Zhu, K., & Kraemer, K. L. (2002). E-commerce metrics for net-enhanced organizations: Assessing the value of e-commerce to firm performance in the manufacturing sector. Information Systems Research, 13(3), 275-295. https://doi.org/10.1287/isre.13.3.275.82

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Oliveira, M. G. de, Maquiaveli, F. do C., & Cunha, J. C. da. (2024). Estruturação e lançamento de um e-commerce de instrumentos musicais: : uma análise na perspectiva das capacidades dinâmicas. Revista Científica Cintec, 2(2), 144–155. https://doi.org/10.23925/cintec.v2i2.68698

Número

Sección

Relatos Tecnológicos