O CAMPUS E A CIDADE: MEMÓRIAS E REFLEXÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO NO CAPÃO REDONDO

Autores

  • Rosane Segantin Keppke Prefeitura do Município de São Paulo
  • Raíssa Pereira Cintra de Oliveira UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho
  • Cleide Duarte Doerner UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1n27.2022.59237

Resumo

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), antigo Colégio Adventista Brasileiro, posteriormente Instituto Adventista de Ensino, é uma instituição de ensino centenária localizada no Distrito do Capão Redondo. Foi fundado em 1915 para ser o seminário brasileiro de preparação de pastores, missionários e funcionários, quando ainda era zona rural do extinto município de Santo Amaro. A distância dos centros urbanos era adequada para a vida acadêmica, laboral e religiosa dos jovens estudantes.

No entanto, a expansão da mancha urbana os atingiu, desconstruindo seu ideal idílico e confiscando a maior parte de suas terras para a construção de Habitação de Interesse Social. Foi uma experiência marcante e pioneira de autoconstrução coletiva com assistência técnica em São Paulo e no Brasil antes mesmo do Estatuto da Cidade.

O artigo descreve este estudo de caso pela abordagem do Unasp e, por outro lado, pelos pesquisadores e arquitetos que acompanharam o início da política contemporânea de Habitação de Interesse Social no Brasil. A discussão fundamental é se o Unasp se tornou um oásis ou uma diáspora nas “quebradas” do Capão Redondo. Concluindo, este processo ainda está inacabado, porém, atualmente, a maioria dos estudantes se constitui de não adventistas, e as crescentes práticas de extensão estão induzindo a comunidade do entorno a se apropriar cada vez mais do Unasp.

Biografia do Autor

Rosane Segantin Keppke, Prefeitura do Município de São Paulo

Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Administração Pública e Governo, arquiteta da Prefeitura do Município de São Paulo, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp.

Raíssa Pereira Cintra de Oliveira, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho

Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp.

Cleide Duarte Doerner, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho

Mestre em Arquitetura e Urbanismo, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp.

Downloads

Publicado

2022-09-09

Como Citar

Keppke, R. S., Oliveira, R. P. C. de ., & Doerner, C. D. . (2022). O CAMPUS E A CIDADE: MEMÓRIAS E REFLEXÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO NO CAPÃO REDONDO. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 1(27), 02–36. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1n27.2022.59237

Edição

Seção

Parte 1 - Dossiê São Paulo: 110 anos de Capão Redondo