O CAMPUS E A CIDADE: MEMÓRIAS E REFLEXÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO NO CAPÃO REDONDO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1n27.2022.59237Abstract
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), antigo Colégio Adventista Brasileiro, posteriormente Instituto Adventista de Ensino, é uma instituição de ensino centenária localizada no Distrito do Capão Redondo. Foi fundado em 1915 para ser o seminário brasileiro de preparação de pastores, missionários e funcionários, quando ainda era zona rural do extinto município de Santo Amaro. A distância dos centros urbanos era adequada para a vida acadêmica, laboral e religiosa dos jovens estudantes.
No entanto, a expansão da mancha urbana os atingiu, desconstruindo seu ideal idílico e confiscando a maior parte de suas terras para a construção de Habitação de Interesse Social. Foi uma experiência marcante e pioneira de autoconstrução coletiva com assistência técnica em São Paulo e no Brasil antes mesmo do Estatuto da Cidade.
O artigo descreve este estudo de caso pela abordagem do Unasp e, por outro lado, pelos pesquisadores e arquitetos que acompanharam o início da política contemporânea de Habitação de Interesse Social no Brasil. A discussão fundamental é se o Unasp se tornou um oásis ou uma diáspora nas “quebradas” do Capão Redondo. Concluindo, este processo ainda está inacabado, porém, atualmente, a maioria dos estudantes se constitui de não adventistas, e as crescentes práticas de extensão estão induzindo a comunidade do entorno a se apropriar cada vez mais do Unasp.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Rosane Segantin Keppke, Raíssa Pereira Cintra de Oliveira, Cleide Duarte Doerner
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.