O CAMPUS E A CIDADE: MEMÓRIAS E REFLEXÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO NO CAPÃO REDONDO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1n27.2022.59237Resumen
O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), antigo Colégio Adventista Brasileiro, posteriormente Instituto Adventista de Ensino, é uma instituição de ensino centenária localizada no Distrito do Capão Redondo. Foi fundado em 1915 para ser o seminário brasileiro de preparação de pastores, missionários e funcionários, quando ainda era zona rural do extinto município de Santo Amaro. A distância dos centros urbanos era adequada para a vida acadêmica, laboral e religiosa dos jovens estudantes.
No entanto, a expansão da mancha urbana os atingiu, desconstruindo seu ideal idílico e confiscando a maior parte de suas terras para a construção de Habitação de Interesse Social. Foi uma experiência marcante e pioneira de autoconstrução coletiva com assistência técnica em São Paulo e no Brasil antes mesmo do Estatuto da Cidade.
O artigo descreve este estudo de caso pela abordagem do Unasp e, por outro lado, pelos pesquisadores e arquitetos que acompanharam o início da política contemporânea de Habitação de Interesse Social no Brasil. A discussão fundamental é se o Unasp se tornou um oásis ou uma diáspora nas “quebradas” do Capão Redondo. Concluindo, este processo ainda está inacabado, porém, atualmente, a maioria dos estudantes se constitui de não adventistas, e as crescentes práticas de extensão estão induzindo a comunidade do entorno a se apropriar cada vez mais do Unasp.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Rosane Segantin Keppke, Raíssa Pereira Cintra de Oliveira, Cleide Duarte Doerner
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.