PERNAMBUCANIDADE, NORDESTINIDADE, BRASILIDADE: POLÍTICAS CULTURAIS E CANONIZAÇÕES ACADÊMICAS DA CULTURA BRASILEIRA

Autores

  • Fábio Leonardo Castelo Branco Brito Universidade Federal do Piauí

Resumo

Tomando como ponto de partida as tentativas de canonização acadêmica da cultura brasileira, ocorridas principalmente entre os anos 1960 e 1970, o artigo aborda os modos com os quais determinados personagens e instituições do contexto culturale político do período utilizaram-se de seus lugares de saber e poder como forma de estabelecer suas visões de cultura como vitoriosas. Trata, portanto, de modelos culturais propostos no período, tais como a luso-tropicologia de Gilberto Freyre, a sociologia marxista de Caio Prado Júnior e do movimento armorial de Ariano Suassuna, em torno dos quais circundam outros personagens que aproximam-se de suas leituras de Brasil. Cabe, no texto, analisar as maneiras com os quais essas perspectivas de Brasil e de cultura brasileira aproximaram-se ou distanciaram-se da ditadura civil-militar vigente no país.

Biografia do Autor

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, Universidade Federal do Piauí

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí. Colíder do GT História, Cultura e Subjetividades.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Brito, F. L. C. B. (2023). PERNAMBUCANIDADE, NORDESTINIDADE, BRASILIDADE: POLÍTICAS CULTURAIS E CANONIZAÇÕES ACADÊMICAS DA CULTURA BRASILEIRA. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 1(29), 73–115. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/61673