MONUMENTO A RAMOS DE AZEVEDO

UMA APROXIMAÇÃO ÀS QUESTÕES DE SUA AUTENTICIDADE

Autores

  • Haroldo Gallo Universidade Estadual de Campinas
  • Amanda Regina Celli Lhobrigat Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64436

Palavras-chave:

arquitetura e urbanismo, artes visuais, patrimônio arquitetônico, monumento, autenticidade

Resumo

Artigo recorte de dissertação de mestrado no campo das artes visuais,
no qual se problematiza questões relacionadas ao deslocamento do
monumento a Ramos de Azevedo e questões de sua autenticidade.
Visando promover a difusão do conhecimento e levantar discussões
sobre o tratamento dado no Brasil para o patrimônio edificado.

Biografia do Autor

Haroldo Gallo, Universidade Estadual de Campinas

Haroldo Gallo é arquiteto (1976), especialista em projeto (1978), mestre (1987), doutor em arquitetura e urbanismo (1995) e Livre Docente na área de Projeto de Arquitetura e Paisagismo (2008). É professor há mais de 40 anos na graduação e na pós-graduação, nas áreas de projeto, patrimônio e restauro, e artes visuais. Ministrou cursos e palestras em diversas instituições e universidades no Brasil e exterior, sendo gestor de um convênio de cooperação científica com Portugal/Lisboa e dois com a Itália/ Torino e Firenze. Dirigiu e coordenou cursos de graduação e pós nas áreas de arquitetura e artes. Pesquisador, tem artigos, papers, capítulos, prefácios e livros publicados, destacando-se o Livro Direito Autoral em Arquitetura (1989), a tese A idéia de autoria em arquitetura e sua proteção no Brasil (1995), o capítulo "O trabalho de restauro em arquitetura" no livro "Um século de Luz" (2001), e os dois livros Projeto Residencial Moderno e Contemporâneo - residências nacionais e internacionais (2004). É também organizador e co-autor de dois livros "Normas e gerenciamento do Patrimônio Arqueológico" e "Patrimônio: atualizando o debate" editados pelo IPHAN e "Uma experiência internacional em arquitetura e urbanismo: Desenho Urbano em Portugal" edições Universitárias Lusófonas. Participou de diversas exposições de arte, fotografia e arquitetura. Possui duas premiações internacionais (Bienal de Arquitetura de São Paulo 2003 e 2005). Foi homenageado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB (2001). Recebeu a Medalha de Mérito Profissional "Jubileu de Ouro" do Confea/ Creas (1984). Possui quatro Certificados de Serviços Relevantes Prestados à Nação (1985/ 1992/ 1995 e 2003). Foi dirigente do IAB, do Sindicato de Arquitetos (Sasp), do CREA.SP (5 mandatos), presidindo a Comissão de Ética e Coordenando a Câmara de Arquitetura. Participou de comissões na ABNT para normas de projeto de arquitetura. Arquiteto atuante, dedicou-se às áreas de projeto e obras de edificações, interiores e à preservação e restauro, destacando-se o Teatro Abril/ SP, a Casa Modernista/ SP, o antigo Cotonifício Crespi/ SP, a antiga residência Nhô Nhô Magalhães, e o antigo Hilton Hotel SPdedicando-se atualmente a Assessorias e Parecer Técnicos sobre Patrimônio e Preservação. Ex-Conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo: CONDEPHAAT - 4 mandatos e ex-Superintendente do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na 9ª SR. É ex-integrante do "Advisory Board" da Florence University of the Arts - Florença/ Itália (2012/2013). Atualmente, integra o Conselho da ONG Associação Paulista Viva, é Assessor Científico de Instituições de Fomento à Pesquisa, Assessor Ad Hoc de Comitês Científicos de Eventos e Periódicos e Professor Titular nível MS6 na área de Projeto de Arquitetura e Paisagismo na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas/ Instituto de Artes atuando nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, graduação e pós-graduação em Artes Visuais, sendo ex-Chefe do Depto de Artes Visuais. É membro do Comitê de Ética na Pesquisa em ciências Sociais - Unicamp. Coordena o Laboratório "MEPLab: Memória, Espaço e Patrimônio" que integra a rede DASMind Design, Arte, Espaço e Mente de cooperação transdisciplinar em pesquisa e inovação IA - UNICAMP. Integra o Comitê Técnico do IPHAN para a candidatura do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Cultural da Humanidade. É membro do ICOMOS/UNESCO - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios - Brasil.

Amanda Regina Celli Lhobrigat, Universidade Estadual de Campinas

Amanda R. Celli Lhobrigat é arquiteta e urbanista (2017), mestre pela UNICAMP (2021), especialista em Restauro Arquitetônico (2023), fez concentração em acessibilidade arquitetônica na Secretaria da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo SMPED-CPA (2014-2015), profissional certificada HBC (Healthy Building Certificate) Pro (2022) para desenvolvimento de projetos e consultoria na área de Arquitetura para Edificações que promovam saúde e qualidade de vida. Experiência em estágio docente da Faculdade de Engenharia Civil FEC UNICAMP, durante o ano de 2019; nas disciplinas: "AP 111: Teoria e Projeto I - Introdução" (tendo como supervisores o Prof. Dr. Haroldo Gallo [L.D.] e a Profa. Dra. Ana Maria Tagliari Florio) e "AP 120: Teoria e projeto X - Interiores" (tendo como supervisores o prof. dr. Haroldo Gallo [L.D.]e o Prof. Dr. Cláudio Lima Ferreira [L.D.]). Membro da Rede de Cooperação Transdisciplinar em Pesquisa e Inovação DASMindUNICAMP [Design, Art, Space and Mind]. Atua na área de desenvolvimento de projetos arquitetônicos; perícia e desenvolvimento de projetos de acessibilidade arquitetônica; laudos, memoriais e projetos relativos a restauro arquitetônico, projeto de arquitetura de interiores residenciais, corporativos, eclesiásticos e hospitalares; além de prestar consultoria em especial nas áreas de patrimônio e restauro arquitetônicos e acessibilidade arquitetônica. Realizou diversos cursos de curta duração e viagens culturais, nacionais e internacionais, para aprimoramento nas áreas de acessibilidade arquitetônica e patrimônio cultural edificado. Apresentou várias comunicações orais com publicação em Anais de Congressos, Simpósios e Seminários, nacionais e internacionais. Além de capítulos de livros publicados, dos quais destacam-se: "Estudo de caso comparativo do tratamento dado aos Monumentos Escultóricos na América do Sul: Brasil, Argentina e Chile" (2019) e "O inventário como instrumento de preservação e resgate da memória: o caso do Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus São Paulo" (2019). Foi homenageada pela Universidade Anhembi Morumbi com a premiação e titulação "Deans list" nos anos de 2016 e 2017. Sua pesquisa de mestrado foi desenvolvida junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No programa de Artes Visuais, na linha: história, teoria e crítica. Integrante do grupo de pesquisa LATTES CNPQ: Cultura e memória: diálogos de permanência e inovação, na linha: Criação, projeto e restauro: projeto e restauro: fundamentos e procedimentos; sob orientação do prof. dr. livre docente Haroldo Gallo. Tendo como recorte de estudo o Monumento a Ramos de Azevedo em São Paulo, sua descontextualização e implicações para sua memória, conservação e ambiência, sob título: "Memórias perdidas da arte urbana: ponderações sobre a descontextualização do Monumento a Ramos de Azevedo em São Paulo" - com auxílio de Bolsa CAPES. Em seu trabalho de finalização de graduação desenvolveu a temática: "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO: Resgate e Valorização do seu Patrimônio Cultural". Nele estudou o processo de tombamento junto ao CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) de número: 2012-0.280-608-9, e trabalhou vertentes que lhe despertaram profundo interesse ao longo de sua graduação: Patrimônio Arquitetônico Imóvel, Patrimônio Cultural Simbólico, Urbanismo, Restauro, História da Arquitetura, Acessibilidade Arquitetônica e Desenho Universal. Estudo este que serviu de embasamento para a decisão final de tombamento desta instituição em 2018, por Resolução 51/CONPRESP/2018. Atuou como estagiária de arquitetura e urbanismo na área de Acessibilidade (entre fevereiro de 2014 e julho de 2016) na SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, no departamento de arquitetura e urbanismo - CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade).

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Gallo, H., & Lhobrigat, A. R. C. . (2023). MONUMENTO A RAMOS DE AZEVEDO: UMA APROXIMAÇÃO ÀS QUESTÕES DE SUA AUTENTICIDADE. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (30), 32–72. https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64436

Edição

Seção

Dossiê História e Arte