História e Urbanização

A formação dos Municípios de Ourinhos e Assis - SP no contexto da expansão ferroviária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68199

Palavras-chave:

Estruturas urbanas, Influência ferroviária, Fundação de cidades

Resumo

O ponto de partida do presente estudo é analisar o processo de aprovação de municípios em São Paulo no início do século XX, com foco nos casos de Assis e Ourinhos. O objeto de estudo são as dinâmicas políticas e jurídicas que influenciaram a criação de municípios durante esse período. A metodologia inclui a análise documental de projetos de lei e registros oficiais, bem como uma revisão bibliográfica sobre a formação municipal no estado de São Paulo. As teorias e conceitos abordados envolvem a consolidação de poder local e a influência das elites agrárias na delimitação territorial. As fontes utilizadas incluem arquivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A análise concentra-se no período das primeiras décadas do século XX, quando o crescimento urbano e a expansão ferroviária impulsionaram a formação de novos municípios. Conclui-se que o processo de aprovação de municípios foi profundamente influenciado por interesses econômicos e políticos locais.

Biografia do Autor

Caio Cesar Tomaz de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) da UNESP, Arquiteto e Urbanista pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2019). Atualmente Professor Substituto do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEMAT/Barra do Bugres. Temas de atuação: Morfologia Urbana, História das Cidades, Formação de Cidades e Patrimônio Urbano.

Gisele Carignani, Centro Universitário de Várzea Grande

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1989), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1995), mestrado em Geografia Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2001) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2016) e pós doutorado pelo PROURB/UFRJ. Foi professora formadora EAD - bolsista capes da Universidade do Estado de Mato Grosso e professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso.. Ministrou disciplinas na pós-graduação Lato Sensu em Cidades e Construções Sustentáveis..Líder do Grupo de pesquisa GRAPHITE - Grupo de pesquisa em Cidade História e seus Temas, que abrange extensa gama de processos e relações que se estabelecem no espaço urbano . Pesquisa elementos estruturadores de cidades com ênfase em rodovias e rios, como direcionadores de expansão e ruptura urbana e morfologia urbana . Trabalha com políticas públicas e assessorias em Planos Diretores e Planos Setoriais. Atuou como Diretora de Gestão de Comunicação/Unemat. Foi membro do Conselho de Cultura de Barra do Bugres e da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG (Centro Universitário de Várzea Grande/MT), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), como também professora e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG. Integra o Grupo de Pesquisa "Cidade, Sociedade e Paisagem", registrado no CNPq e associado à linha de pesquisa "Desenvolvimento Territorial e Local" no Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG. 

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

Oliveira, C. C. T. de, & Carignani, G. (2024). História e Urbanização : A formação dos Municípios de Ourinhos e Assis - SP no contexto da expansão ferroviária . Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (33), e68199. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68199

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Artigos