História e Urbanização

A formação dos Municípios de Ourinhos e Assis - SP no contexto da expansão ferroviária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68199

Keywords:

Estruturas urbanas, Influência ferroviária, Fundação de cidades

Abstract

The starting point of the present study is to analyze the process of municipal approval in São Paulo at the beginning of the 20th century, focusing on the cases of Assis and Ourinhos. The object of study is the political and legal dynamics that influenced the creation of municipalities during this period. The methodology includes a documentary analysis of bills and official records, as well as a literature review on municipal formation in the state of São Paulo. The theories and concepts discussed involve the consolidation of local power and the influence of agrarian elites on territorial delimitation. The sources used include archives from the Legislative Assembly of the State of São Paulo (ALESP). The analysis focuses on the early decades of the 20th century, when urban growth and railway expansion promoted the formation of new municipalities. It concludes that the municipal approval process was profoundly influenced by local economic and political interests.

Author Biographies

Caio Cesar Tomaz de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) da UNESP, Arquiteto e Urbanista pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2019). Atualmente Professor Substituto do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEMAT/Barra do Bugres. Temas de atuação: Morfologia Urbana, História das Cidades, Formação de Cidades e Patrimônio Urbano.

Gisele Carignani, Centro Universitário de Várzea Grande

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1989), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1995), mestrado em Geografia Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2001) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2016) e pós doutorado pelo PROURB/UFRJ. Foi professora formadora EAD - bolsista capes da Universidade do Estado de Mato Grosso e professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso.. Ministrou disciplinas na pós-graduação Lato Sensu em Cidades e Construções Sustentáveis..Líder do Grupo de pesquisa GRAPHITE - Grupo de pesquisa em Cidade História e seus Temas, que abrange extensa gama de processos e relações que se estabelecem no espaço urbano . Pesquisa elementos estruturadores de cidades com ênfase em rodovias e rios, como direcionadores de expansão e ruptura urbana e morfologia urbana . Trabalha com políticas públicas e assessorias em Planos Diretores e Planos Setoriais. Atuou como Diretora de Gestão de Comunicação/Unemat. Foi membro do Conselho de Cultura de Barra do Bugres e da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG (Centro Universitário de Várzea Grande/MT), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), como também professora e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG. Integra o Grupo de Pesquisa "Cidade, Sociedade e Paisagem", registrado no CNPq e associado à linha de pesquisa "Desenvolvimento Territorial e Local" no Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG. 

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Published

2024-10-22

How to Cite

Oliveira, C. C. T. de, & Carignani, G. (2024). História e Urbanização : A formação dos Municípios de Ourinhos e Assis - SP no contexto da expansão ferroviária . Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 3(33), e68199. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v3.2024e68199