A última parada dos bondes

A transição de modais e transformações urbanas no Recife (1866-1957)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e70793

Palabras clave:

Recife, Transporte Urbano, Bonde Elétrico, Ônibus

Resumen

O sistema de bondes foi o principal meio de transporte público em Recife entre as décadas de 1860 e 1950, operando sob a forma de concessão a empresas privadas internacionais. No início do século XX, os automóveis ganharam popularidade, e os bondes, antes símbolo de modernidade, passaram a ser vistos como obsoletos, superlotados e envolvido em constantes atrasos. Fatores como dificuldades na importação de peças, obstáculos na gestão das tarifas, o lobby da indústria automobilística e os impactos das Guerras Mundiais aceleraram o declínio do sistema. No pós-guerra, a influência dos Estados Unidos consolidou a priorização do transporte rodoviário e, com isso, a retirada dos bondes permitiu a expansão do espaço viário e grandes obras de infraestrutura, marcando uma transição para o transporte individual motorizado e alterando a estrutura urbana de Recife. Essa mudança refletiu transformações econômicas, políticas e sociais, alinhadas aos interesses da indústria automobilística e ao discurso de progresso, em sintonia com tendências nacionais e internacionais.

Biografía del autor/a

Tales Pedrosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando, Mestre em História e graduado em Licenciatura Plena no curso de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), trabalhou como Monitor na Disciplina de História do Recife na UFRPE e ainda na área de Pesquisa e catalogação do acervo do Memorial da Justiça do Trabalho da 6 Região. Atualmente desenvolve projetos relacionados a História da Cidade do Recife. Na pesquisa atual, privilegia o estudo dos transportes e o desenvolvimento da urbanidade no Recife. Membro do Laboratório de Estudos e Ensino sobre o Recife (Rec Lab) e do Grupo de Pesquisa "Produção do Espaço, Metropolização e Relação Rural-Urbano (GPRU)". Atualmente, é Bolsista na Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPAD) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

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Publicado

2025-07-09

Cómo citar

Pedrosa, T. (2025). A última parada dos bondes: A transição de modais e transformações urbanas no Recife (1866-1957). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e70793. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e70793