A última parada dos bondes
A transição de modais e transformações urbanas no Recife (1866-1957)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e70793Palabras clave:
Recife, Transporte Urbano, Bonde Elétrico, ÔnibusResumen
O sistema de bondes foi o principal meio de transporte público em Recife entre as décadas de 1860 e 1950, operando sob a forma de concessão a empresas privadas internacionais. No início do século XX, os automóveis ganharam popularidade, e os bondes, antes símbolo de modernidade, passaram a ser vistos como obsoletos, superlotados e envolvido em constantes atrasos. Fatores como dificuldades na importação de peças, obstáculos na gestão das tarifas, o lobby da indústria automobilística e os impactos das Guerras Mundiais aceleraram o declínio do sistema. No pós-guerra, a influência dos Estados Unidos consolidou a priorização do transporte rodoviário e, com isso, a retirada dos bondes permitiu a expansão do espaço viário e grandes obras de infraestrutura, marcando uma transição para o transporte individual motorizado e alterando a estrutura urbana de Recife. Essa mudança refletiu transformações econômicas, políticas e sociais, alinhadas aos interesses da indústria automobilística e ao discurso de progresso, em sintonia com tendências nacionais e internacionais.
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