ALL THE ENCANTATRIZES OF THE OPERA IN MANAUS

AN ANALYSIS OF THE PICTURE IMORTALIDADE BY BRANCO E SILVA (1946)

Authors

  • Bruno Miranda Braga Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64435

Keywords:

Painting, Branco e Silva, Manaus, Amazonas Theater

Abstract

This article presents an analysis of the painting Immortality by the Amazonian
painter and artist Branco Silva, dated 1946. The painting is briefly an allegory in
commemoration of the first fiftieth anniversary of the inauguration of the Teatro Amazonas, a
building that is the symbol of the city. Thus, I sought to relate the creation of the painting with
the perspectives of life and culture of the city in those years.

Author Biography

Bruno Miranda Braga, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, linha de História, Cultura e Representação. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas. Amazonólogo, Especialista em Estudos Amazônicos pela Universidade de Brasília, sou também Especialista em Gestão e Produção Cultural pela Universidade do Estado do Amazonas UEA. Historiador e Geógrafo com Licenciatura em ambas áreas. Membro do Núcleo de Estudos em História Social da Cidade - NEHSC. Temas de pesquisa: história social e cultural da Amazônia, História Indígena, Brasil e América Latina no século XIX, História da América Indígena, Patrimônio Histórico e Cultural. Sou Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas IGHA, ocupando a cadeira 38, cujo patrono é Karl Von Den Stein. Fui pesquisador no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP, no Projeto MASP Pesquisa. Atualmente sou Especialista Visitante no Museu da Amazônia MUSA, no projeto Todo mundo na Floresta: Educação para a diversidade e inclusão no Museu da Amazônia.

References

ABBATE, Carolyn e PARKER, Roger. Uma história da ópera: os

últimos quatrocentos anos. Trad. de Paulo Geiser. São Paulo:

Companhia das Letras, 2015.

MONTEIRO, Mário Ypiranga. Teatro Amazonas. Manaus: Editora

Valer, 2003.

STAROBINSK, Jean. As Encantatrizes sedutoras na ópera. Trad. de

Ana Valéria Martins Lessa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

WARBURG. Aby. Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro

Botticelli. In: WARBURG. Aby. História de fantasmas para gente

grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Fontes primárias:

EXPOSIÇÃO DA INTERVENTORIA FEDERAL NO ESTADO DO

AMAZONAS, Ao Excelentíssimo Senhor Doutor Getúlio Vargas,

Presidente da República por Álvaro Maia, Interventor Federal.

Manaus-Amazonas, maio de 1942 - maio de 1943. p. 27. Acervo:

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em:

https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=801046&pesq

=%22Teatro%20Amazonas%22&pasta=ano%20194&hf=memoria.bn.

br&pagfis=2172. Acesso em: 27/09/2023.

JORNAL DO COMÉRCIO. Manaus, sexta-feira, 10 de janeiro de

Acervo: Hemeroteca Digital. Disponível em:

https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=170054_01&

pesq=%22branco%20silva%22&pasta=ano%20194&hf=memoria.bn.

br&pagfis=149778

Published

2023-11-30

How to Cite

Braga, B. M. (2023). ALL THE ENCANTATRIZES OF THE OPERA IN MANAUS: AN ANALYSIS OF THE PICTURE IMORTALIDADE BY BRANCO E SILVA (1946). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (30), 7–31. https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64435

Issue

Section

Dossiê História e Arte