TODAS AS ENCANTATRIZES DA ÓPERA EM MANAUS

UMA ANÁLISE DO QUADRO IMORTALIDADE DE BRANCO E SILVA (1946)

Autori

  • Bruno Miranda Braga Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64435

Parole chiave:

pintura, Branco e Silva, Manaus, Teatro Amazônia

Abstract

O presente artigo mostra uma análise sobre o quadro Imortalidade do pintor e artista
amazonense Branco Silva datado de 1946. O quadro é sumariamente uma alegoria em
comemoração ao primeiro Cinquentenário de inauguração do Teatro Amazonas, edifício
símbolo da cidade. Busquei assim relacionar a criação do quadro com as perspectivas da vida
e da cultura da cidade naqueles anos.

Biografia autore

Bruno Miranda Braga, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, linha de História, Cultura e Representação. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas. Amazonólogo, Especialista em Estudos Amazônicos pela Universidade de Brasília, sou também Especialista em Gestão e Produção Cultural pela Universidade do Estado do Amazonas UEA. Historiador e Geógrafo com Licenciatura em ambas áreas. Membro do Núcleo de Estudos em História Social da Cidade - NEHSC. Temas de pesquisa: história social e cultural da Amazônia, História Indígena, Brasil e América Latina no século XIX, História da América Indígena, Patrimônio Histórico e Cultural. Sou Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas IGHA, ocupando a cadeira 38, cujo patrono é Karl Von Den Stein. Fui pesquisador no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP, no Projeto MASP Pesquisa. Atualmente sou Especialista Visitante no Museu da Amazônia MUSA, no projeto Todo mundo na Floresta: Educação para a diversidade e inclusão no Museu da Amazônia.

Riferimenti bibliografici

ABBATE, Carolyn e PARKER, Roger. Uma história da ópera: os

últimos quatrocentos anos. Trad. de Paulo Geiser. São Paulo:

Companhia das Letras, 2015.

MONTEIRO, Mário Ypiranga. Teatro Amazonas. Manaus: Editora

Valer, 2003.

STAROBINSK, Jean. As Encantatrizes sedutoras na ópera. Trad. de

Ana Valéria Martins Lessa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

WARBURG. Aby. Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro

Botticelli. In: WARBURG. Aby. História de fantasmas para gente

grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Fontes primárias:

EXPOSIÇÃO DA INTERVENTORIA FEDERAL NO ESTADO DO

AMAZONAS, Ao Excelentíssimo Senhor Doutor Getúlio Vargas,

Presidente da República por Álvaro Maia, Interventor Federal.

Manaus-Amazonas, maio de 1942 - maio de 1943. p. 27. Acervo:

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em:

https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=801046&pesq

=%22Teatro%20Amazonas%22&pasta=ano%20194&hf=memoria.bn.

br&pagfis=2172. Acesso em: 27/09/2023.

JORNAL DO COMÉRCIO. Manaus, sexta-feira, 10 de janeiro de

Acervo: Hemeroteca Digital. Disponível em:

https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=170054_01&

pesq=%22branco%20silva%22&pasta=ano%20194&hf=memoria.bn.

br&pagfis=149778

Pubblicato

2023-11-30

Come citare

Braga, B. M. (2023). TODAS AS ENCANTATRIZES DA ÓPERA EM MANAUS: UMA ANÁLISE DO QUADRO IMORTALIDADE DE BRANCO E SILVA (1946). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (30), 7–31. https://doi.org/10.23925/2176-4174/v2.2023e64435

Fascicolo

Sezione

Dossiê História e Arte