Os processos avaliativos em educação
Autonomia e autorregulação das aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72775Parole chiave:
Avaliação da aprendizagem, Auotrregulação, AutonomiaAbstract
O presente artigo se originou da realização do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo analisar os estudos realizados na área de avaliação da aprendizagem, principalmente em categorias a ela relacionadas, como autonomia e autorregulação da aprendizagem. Por meio de um mapeamento feito nos periódicos da Scielo e da Capes, procurou-se compreender, como as avaliações da aprendizagem podem se apresentar como estratégias de promoção da autonomia e da autorregulação da aprendizagem pelos estudantes e levá-los a aprendizagens mais significativas. Para a realização do estudo foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, descritiva e analítica, realizando um Estado da Arte. O estudo apresentou como principais resultados a possibilidade de desenvolvimento da autonomia e da autorrregulação das aprendizagens por meio das avaliações, que podem se apresentar como formativas e como importante instrumento de auxílio na aprendizagem e nas práticas pedagógicas dos educadores.
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