Os processos avaliativos em educação

Autonomia e autorregulação das aprendizagens

Autori

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72775

Parole chiave:

Avaliação da aprendizagem, Auotrregulação, Autonomia

Abstract

O presente artigo se originou da realização do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo analisar os estudos realizados na área de avaliação da aprendizagem, principalmente em categorias a ela relacionadas, como autonomia e autorregulação da aprendizagem. Por meio de um mapeamento feito nos periódicos da Scielo e da Capes, procurou-se compreender, como as avaliações da aprendizagem podem se apresentar como estratégias de promoção da autonomia e da autorregulação da aprendizagem pelos estudantes e levá-los a aprendizagens mais significativas. Para a realização do estudo foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, descritiva e analítica, realizando um Estado da Arte. O estudo apresentou como principais resultados a possibilidade de desenvolvimento da autonomia e da autorrregulação das aprendizagens por meio das avaliações, que podem se apresentar como formativas e como importante instrumento de auxílio na aprendizagem e nas práticas pedagógicas dos educadores.

Biografie autore

Beatriz Monteiro da Cruz, Universidade Federal de Viçosa

Acadêmica no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa - MG; Ex-bolsista pela Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020; Ex-bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre Agosto 2020 a Julho 2021; Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 2021-2022); parte integrante da equipe do Projeto de Extensão "Univestudar" - UFV (MG).

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa

Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutora pela FPCE da Universidade do Porto, Portugal (2020) e pela FaE/UFMG (2014). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005), com estágio de Doutoramento na Universidade do Porto, Portugal.

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Pubblicato

2025-08-10

Come citare

Cruz, B. M. da, & Ferenc, A. V. F. (2025). Os processos avaliativos em educação: Autonomia e autorregulação das aprendizagens. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e72775. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72775