Entre canções, reminiscências e textos
A poética de Maria Bethânia na vertente da investigação histórica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e74124Parole chiave:
História e música, História e memória, Performance cênicaAbstract
Por meio da interpretação de canções, reminiscências e textos, busca-se abordar, sob a vertente da investigação histórica, a poética da cantora Maria Bethânia sobre os modos de cantar e viver a cidade de Santo Amaro de Purificação, cidade natal essa que marcou sua infância e adolescência e em que se encontram enraizadas, ainda na fase adulta, suas memórias e performances musicais e cênicas, permeando, de modo significativo, toda a sua trajetória de 60 anos de carreira como cantora, marco comemorado em 13 de fevereiro de 2025.
Riferimenti bibliografici
ARRIGUCCI JÚNIOR, D. Móbile da memória. In: ARRIGUCCI JÚNIOR, D. Enigma e comentário: ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
AVELINO, Y. D.; FLÓRIO, M. História Cultural: o cinema como representação da vida cotidiana e suas interpretações. Projeto História, São Paulo, v. 48, 2013.
AZULAY, J.T. Os Doces Bárbaros (documentário com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia). Globoplay, 1977.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BENEDICT, R. Padrões de cultura. São Paulo: Vozes, 2014.
BETHÂNIA, M. Imitação da Vida. EMI, CD, 1997.
BETHÂNIA, M. Encanteria. Biscoito Fino, CD, 2009.
BETHÂNIA, M. Abraçar e Agradecer. Biscoito Fino, CD, 2015.
BETHÂNIA, M. Show de Sucessos. São Paulo: Citibank Hall, 2017.
CARCARÁ. Intérprete: Nara Leão. Compositores: João do Vale e Zé Cândido. In: CARCARÁ / Corisco. Intérprete: Nara Leão. Coleção Sucessos. Philips, 1965 (Compacto simples).
CARCÁRA. Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: João do Vale e Zé Cândido. In:
CARCARÁ / Corisco. Intérprete: Maria Bethânia. Coleção Sucessos. Philips, 1965 (Compacto simples).
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, n. 5, 1990.
E Eis. Intérprete: Maria Bethânia. Poeta: Clarice Lispector. In. ABRAÇAR E AGRADECER. Biscoito Fino, 2015 (CD).
FEITA na Bahia. Intérprete: Maria Bethânia. Compositor: Roque Ferreira. In: ENCANTERIA. Intérprete: Maria Bethânia. Biscoito Fino, 2009 (CD).
FENELON, D. R. Políticas culturais e patrimônio histórico. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.
FORIN JUNIOR, R. Poesia e Música: Lastros de oralidade na performance de Maria Bethânia. Boitatá - Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, n. 13, jan./jul. 2012.
FORQUIN, J-C. Relações entre gerações e processos educativos: transmissões e transformações. Anais do Congresso internacional Co-Educação de Gerações. São Paulo: Sesc São Paulo, 2003.
HUNT, L. (org.). A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
IANSÃ. Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: Gilberto Gil e Caetano Veloso. In: DRAMA. Intérprete: Maria Bethânia. CBD/Phonogram/Philips/Universal Music, 1972 (LP).
INHANSÃ. Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: Gilberto Gil e Caetano Veloso. In: MARIA Bethânia - 25 anos. Intérprete: Maria Bethânia. Polygram, 1990 (LP/CD).
MÃO do Amor. Intérprete: Maria Bethânia. Compositor: Roque Ferreira. In: TUA, Biscoito Fino, 2006 (CD).
MARCONI, M. de A; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
MATOS, M. I. S. A voz de São Paulo: Adoniran Barbosa. Confluenze, v. 2, n. 2, Dipartimento di Lingue e Letterature Straniere Moderne, Università di Bologna, 2009.
MEAD, M. Sexo e Temperamento. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MUSEU AFRO BRASIL EMANOEL ARAUJO. Mãe Menininha. Maria Escolástica da Conceição - Mãe Menininha do Gantois (Salvador, BA, 1894 – 1986). c.2015. Disponível em: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/historia-e-memoria/2014/07/17/m%C3%A3e-menininha. Acesso em: 2 dez. 2015.
NAPOLITANO, M. História & Música. História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
NAPOLITANO, M. A história depois do papel. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
O Que Não Conheço. Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: Jota Veloso e Jorge Vercillo. In: TUA. Biscoito Fino, 2006 (CD).
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, 2012.
NIETZSCHE, F. A visão dionisíaca do mundo e outros textos de juventude. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
OLIVEIRA, S. C. Grupo Opinião: experiência estética e política dos musicais na década de 1960. In: ENCONTRO Regional de História: Poder, Violência e Exclusão - ANPUH/SP - USP, XIX. Anais [...]. São Paulo, 2008.
ORAÇÃO à Mãe Menininha. Intérpretes: Gal Costa e Maria Bethânia. Compositor: Dorival Caymmi. In: PHONO 73, o canto de um povo. Philips, 1973 (LP).
PAES, C. C. O apolíneo e o dionisíaco no pensamento de Nietzsche. Diálogos Literários, Unicamp, 2024
PASSOS, M. M. V. Maria Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela. Dissertação (Mestrado) – UFBA, Salvador, 2008.
PMB - PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA. José Maurício Machline entrevista Maria Bethânia. YouTube, 17 mar. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=27Ns3c3BD-Y. Acesso em: 15 dez. 2016.
POLLACK-ELTZ, A. Donde provêm os negros da América do Sul? Afro-Ásia, n. 10-11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/20762. Acesso em: 11 set. 2015.
PURIFICAR o Subaé. Intérprete: Maria Bethânia. Compositor: Caetano Veloso. In: BRASILEIRINHO. Biscoito Fino, 2003 (DVD).
REVISTA BRAVO. Minha voz não é minha, é das sereias. Entrevistada: Maria Bethânia. São Paulo: Abril, 2009.
REVISTA VEJA. Maria Bethânia de Iansã. Entrevistada: Maria Bethânia. São Paulo: Abril, n. 265, 3 out. 1973.
SAMUEL, R. Teatros de memória. Projeto História, São Paulo, n. 14, 1997.
SANTOS, G. S. Movimentos Contraculturais: mitos de uma revolta, poetas de uma revolução. Akrópolis, v. 13, n. 1, 2005.
SILVA, M. Tropicalismo: Música, Performance e Paródia Trágica (Brasil,1965/1972). Karpa Journal & Editorial, v. 6, 2013.
SILVA, V. G. da. Candomblé e Umbanda. Caminhos da Devoção Brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2005.
TEXTO 3 do Livro do Desassossego. Intérprete: Maria Bethânia. Poeta: Fernando Pessoa. In. Imitação da Vida, 1997.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Marcelo Flório

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.

