Entre canções, reminiscências e textos
A poética de Maria Bethânia na vertente da investigação histórica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e74124Palabras clave:
História e música, História e memória, Performance cênicaResumen
Por meio da interpretação de canções, reminiscências e textos, busca-se abordar, sob a vertente da investigação histórica, a poética da cantora Maria Bethânia sobre os modos de cantar e viver a cidade de Santo Amaro de Purificação, cidade natal essa que marcou sua infância e adolescência e em que se encontram enraizadas, ainda na fase adulta, suas memórias e performances musicais e cênicas, permeando, de modo significativo, toda a sua trajetória de 60 anos de carreira como cantora, marco comemorado em 13 de fevereiro de 2025.
Citas
ARRIGUCCI JÚNIOR, D. Móbile da memória. In: ARRIGUCCI JÚNIOR, D. Enigma e comentário: ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
AVELINO, Y. D.; FLÓRIO, M. História Cultural: o cinema como representação da vida cotidiana e suas interpretações. Projeto História, São Paulo, v. 48, 2013.
AZULAY, J.T. Os Doces Bárbaros (documentário com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia). Globoplay, 1977.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BENEDICT, R. Padrões de cultura. São Paulo: Vozes, 2014.
BETHÂNIA, M. Imitação da Vida. EMI, CD, 1997.
BETHÂNIA, M. Encanteria. Biscoito Fino, CD, 2009.
BETHÂNIA, M. Abraçar e Agradecer. Biscoito Fino, CD, 2015.
BETHÂNIA, M. Show de Sucessos. São Paulo: Citibank Hall, 2017.
CARCARÁ. Intérprete: Nara Leão. Compositores: João do Vale e Zé Cândido. In: CARCARÁ / Corisco. Intérprete: Nara Leão. Coleção Sucessos. Philips, 1965 (Compacto simples).
CARCÁRA. Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: João do Vale e Zé Cândido. In:
CARCARÁ / Corisco. Intérprete: Maria Bethânia. Coleção Sucessos. Philips, 1965 (Compacto simples).
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, n. 5, 1990.
E Eis. Intérprete: Maria Bethânia. Poeta: Clarice Lispector. In. ABRAÇAR E AGRADECER. Biscoito Fino, 2015 (CD).
FEITA na Bahia. Intérprete: Maria Bethânia. Compositor: Roque Ferreira. In: ENCANTERIA. Intérprete: Maria Bethânia. Biscoito Fino, 2009 (CD).
FENELON, D. R. Políticas culturais e patrimônio histórico. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.
FORIN JUNIOR, R. Poesia e Música: Lastros de oralidade na performance de Maria Bethânia. Boitatá - Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, n. 13, jan./jul. 2012.
FORQUIN, J-C. Relações entre gerações e processos educativos: transmissões e transformações. Anais do Congresso internacional Co-Educação de Gerações. São Paulo: Sesc São Paulo, 2003.
HUNT, L. (org.). A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
IANSÃ. Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: Gilberto Gil e Caetano Veloso. In: DRAMA. Intérprete: Maria Bethânia. CBD/Phonogram/Philips/Universal Music, 1972 (LP).
INHANSÃ. Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: Gilberto Gil e Caetano Veloso. In: MARIA Bethânia - 25 anos. Intérprete: Maria Bethânia. Polygram, 1990 (LP/CD).
MÃO do Amor. Intérprete: Maria Bethânia. Compositor: Roque Ferreira. In: TUA, Biscoito Fino, 2006 (CD).
MARCONI, M. de A; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
MATOS, M. I. S. A voz de São Paulo: Adoniran Barbosa. Confluenze, v. 2, n. 2, Dipartimento di Lingue e Letterature Straniere Moderne, Università di Bologna, 2009.
MEAD, M. Sexo e Temperamento. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MUSEU AFRO BRASIL EMANOEL ARAUJO. Mãe Menininha. Maria Escolástica da Conceição - Mãe Menininha do Gantois (Salvador, BA, 1894 – 1986). c.2015. Disponível em: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/historia-e-memoria/2014/07/17/m%C3%A3e-menininha. Acesso em: 2 dez. 2015.
NAPOLITANO, M. História & Música. História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
NAPOLITANO, M. A história depois do papel. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
O Que Não Conheço. Intérprete: Maria Bethânia. Compositores: Jota Veloso e Jorge Vercillo. In: TUA. Biscoito Fino, 2006 (CD).
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, 2012.
NIETZSCHE, F. A visão dionisíaca do mundo e outros textos de juventude. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
OLIVEIRA, S. C. Grupo Opinião: experiência estética e política dos musicais na década de 1960. In: ENCONTRO Regional de História: Poder, Violência e Exclusão - ANPUH/SP - USP, XIX. Anais [...]. São Paulo, 2008.
ORAÇÃO à Mãe Menininha. Intérpretes: Gal Costa e Maria Bethânia. Compositor: Dorival Caymmi. In: PHONO 73, o canto de um povo. Philips, 1973 (LP).
PAES, C. C. O apolíneo e o dionisíaco no pensamento de Nietzsche. Diálogos Literários, Unicamp, 2024
PASSOS, M. M. V. Maria Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela. Dissertação (Mestrado) – UFBA, Salvador, 2008.
PMB - PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA. José Maurício Machline entrevista Maria Bethânia. YouTube, 17 mar. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=27Ns3c3BD-Y. Acesso em: 15 dez. 2016.
POLLACK-ELTZ, A. Donde provêm os negros da América do Sul? Afro-Ásia, n. 10-11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/20762. Acesso em: 11 set. 2015.
PURIFICAR o Subaé. Intérprete: Maria Bethânia. Compositor: Caetano Veloso. In: BRASILEIRINHO. Biscoito Fino, 2003 (DVD).
REVISTA BRAVO. Minha voz não é minha, é das sereias. Entrevistada: Maria Bethânia. São Paulo: Abril, 2009.
REVISTA VEJA. Maria Bethânia de Iansã. Entrevistada: Maria Bethânia. São Paulo: Abril, n. 265, 3 out. 1973.
SAMUEL, R. Teatros de memória. Projeto História, São Paulo, n. 14, 1997.
SANTOS, G. S. Movimentos Contraculturais: mitos de uma revolta, poetas de uma revolução. Akrópolis, v. 13, n. 1, 2005.
SILVA, M. Tropicalismo: Música, Performance e Paródia Trágica (Brasil,1965/1972). Karpa Journal & Editorial, v. 6, 2013.
SILVA, V. G. da. Candomblé e Umbanda. Caminhos da Devoção Brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2005.
TEXTO 3 do Livro do Desassossego. Intérprete: Maria Bethânia. Poeta: Fernando Pessoa. In. Imitação da Vida, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcelo Flório

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

