A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX

Autores/as

  • José D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Cinema, Cidade, Futuro, Imaginário, Distopia

Resumen

Definem-se como “Cidades-Cinema”, para efeito de sistematização do vocabulário utilizado, as cidades idealizadas pelo Cinema a partir de produções fílmicas específicas. A ênfase recai sobre as cidades imaginárias produzidas pelas distopias futuristas encaminhadas pelo Cinema, examinando elementos de sua arquitetura, espacialidade, organização social, e buscando perceber a sua articulação com o roteiro do filme. A hipótese de trabalho apresentada é a de que as cidades imaginárias sempre expressam, de alguma forma, os medos, angústias, anseios, esperanças ou demandas da sociedade que as produziu. Neste sentido, operacionaliza-se aqui a postura metodológica que considera o real e o imaginário não como dimensões separáveis, mas complementares e constituintes de uma unidade complexa. O exemplo central examinado é o do filme Metrópolis, de Fritz Lang, realização máxima das distopias futuristas expressionistas

Biografía del autor/a

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

Barros, J. D. (2016). A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (15). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895

Número

Sección

Artigos