A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX

Auteurs-es

  • José D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Cinema, Cidade, Futuro, Imaginário, Distopia

Résumé

Definem-se como “Cidades-Cinema”, para efeito de sistematização do vocabulário utilizado, as cidades idealizadas pelo Cinema a partir de produções fílmicas específicas. A ênfase recai sobre as cidades imaginárias produzidas pelas distopias futuristas encaminhadas pelo Cinema, examinando elementos de sua arquitetura, espacialidade, organização social, e buscando perceber a sua articulação com o roteiro do filme. A hipótese de trabalho apresentada é a de que as cidades imaginárias sempre expressam, de alguma forma, os medos, angústias, anseios, esperanças ou demandas da sociedade que as produziu. Neste sentido, operacionaliza-se aqui a postura metodológica que considera o real e o imaginário não como dimensões separáveis, mas complementares e constituintes de uma unidade complexa. O exemplo central examinado é o do filme Metrópolis, de Fritz Lang, realização máxima das distopias futuristas expressionistas

Biographie de l'auteur-e

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense

Téléchargements

Publié-e

2016-03-07

Comment citer

Barros, J. D. (2016). A cidade nos filmes de ficção científica das sete primeiras décadas do século XX. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (15). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26895

Numéro

Rubrique

Artigos