Curiosidade e conhecimento nas aulas de História

O desvelar de uma história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1.2024e67080

Palabras clave:

Cristãos novos, História, Antissemitismo

Resumen

O presente trabalho é parte da dissertação de mestrado em Antropologia de IberoAmérica defendida na Universidade de Salamanca (2019), intitulada “As armadilhas da memória: uma análise antropológica dos traços de identidade dos judeus sefarditas no Nordeste do Brasil”. O texto traz à tona, por meio de relatos nas aulas de história, culturas e identidades que estiveram ocultas nos livros didáticos, mas presentes no cotidiano do alunado.

Biografía del autor/a

Daniel Valério Martins, Universidad de Salamanca

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), Especialização em Metodologias de Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (2003), mestrado em Antropologia de Iberoamerica pela Universidade de Salamanca (2012), mestrado em Cooperação Internacional pelas Universidades de Salamanca, Valladolid, León e Burgos (2014), Doutorado em Estudos Latinoamericanos na Linha de Antropologia da Educação pela Universidade de Salamanca (2015), obtendo Prêmio Extraordinário de Doutorado também possui Doutorado em Educação pela Universidade de Burgos (2019), obtendo Prêmio Extraordinário de Doutorado, Pós-Doutorado em História Indígena pelo Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina - IHGSC (2020), Pós-Doutorado em Inter e Sobreculturalidade pela Universidad Intercultural Indígena de Michoacán e Pós-Doutorado em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca. Atualmente é Professor do mestrado de Antropologia de Ibero-América da Universidade de Salamanca, membro do Instituto de Iberoamérica da Universidade de Salamanca, membro do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, presidente do Grupo Salamanca de Investigación en Antropología Indigenista y Educación Intercultural - GSIAIEI, pesquisador das Universidades Estadual e Federal da Paraíba, pesquisador da Universidade Federal do Ceará, pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, Pesquisador Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade - PPGET, da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica - PPGEnEB do Instituto Federal Goiano e Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade - PPGREC da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Tem experiência na área de Antropologia da Educação, com ênfase nos seguintes temas: cultura, diversidade, interculturalidade, educação, mediação e cooperação.

Ana Paula Cavalcante Alencar da Silva, Universidad de Salamanca

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1986), especialização em História do Brasil Colônia pela Universidade Cândido Mendes (2017) mestrado em Antropologia (IberoAmérica) pela Universidade de Salamanca (2019) com reconhecimento pelo Departamento de Antropologia da UFMG ((2021). Atualmente é aluna do curso de doutorado em Ciencias Sociales línea de Antropología da Escuela de Doctorado da Universidade de Salamanca. Professora do Quadro Permanente do Sistema Federal de Ensino lotada no Ministério da Defesa/ Exército Brasileiro com exercício de atividades CMF. Membro do Instituto de Investigaciones antropológicas de Castilla y Léon (IIACyL). Sócia efetiva da Associação Portuguesa de antropologia APA e da SOCIEDADE IBERO-AMERICANA DE ANTROPOLOGIA APLICADA SIAA membro fundadora do Grupo Salamanca de Investigação em Antropologia do Direito na IberoAmérica (GSIADI) e membro efetivo do Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica Sefardita (GPDAS). Tem publicações sobre O Esquecimento da Memória Sefardita na Escrita Historiográfica Brasileira, Ancestralidade Judaica: costumes e tradições no nordeste do Brasil. Faz pesquisa também na área de memória e Identidade institucional.

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Publicado

2024-08-13

Cómo citar

Martins, D. V., & Silva, A. P. C. A. da. (2024). Curiosidade e conhecimento nas aulas de História: O desvelar de uma história. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (31), e67080. https://doi.org/10.23925/2176-4174.v1.2024e67080

Número

Sección

Artigos Livres