Representações visuais das lideranças da 3ª Divisão do Exército Libertador na Revolução de 1923

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72371

Palavras-chave:

Revolução de 1932, Iconografia, Fotografia, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo expõe a relevância da fotografia para a compreensão da sociedade e hierarquia social do Rio Grande do Sul nos anos 1920, dentro do contexto de guerra civil vigente no estado, sobretudo evidenciando a 3ª Divisão do Exército Libertador, sob o comando de Estácio Azambuja. Também, inclui um breve panorama acerca da fotografia de guerra no Centro-Sul do Brasil, a partir da Guerra do Paraguai, da Revolução Federalista de 1893 e da Guerra do Contestado, relacionando estas as fotografias utilizadas como fonte primária para esta pesquisa, localizadas no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Em suma, concluímos que a produção e divulgação de imagens das lideranças da Revolução de 1923 cumpriu papel determinante para a difusão de ideais políticos de oposição e na construção da imagem pública dos líderes revolucionários e sua posterior inserção na memória e historiografia do estado.

Biografia do Autor

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto de História no PPGH PUC-RS. Pós-Doutorado em História Social e Cultural da Arte (U. Paris 1 - Panthéon Sorbonne). Doutor em História Social (PUC-SP, 2001). Mestre em História do BRasil (PUC-RS, 1992). Licenciado em História (PUCRS, 1990)

Giovanna Tirelli Lopes Timm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduanda em História (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi voluntária no DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS e estagiária no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul no segundo semestre de 2023, realizando pesquisas em fontes primárias sobre a história do integralismo e republicanismo no Brasil. Bolsista PUCRS de Iniciação Científica (2023 - 2024) com o projeto "A paisagem sertaneja em relatos de viagem: entre a descrição e a experiência (1922 -1945)", sob orientação da profa. Dra. Luciana Murari. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq pela PUCRS (2024 - atualmente) com o projeto "Uma nova visualidade para a nação na fotografia documental de Marcos Santilli (Brasil, 1970 - 1990)", sob orientação do prof. Dr. Charles Monteiro. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Imagem e Cultura Visual da PUCRS, e possui interesse em História Cultural da América Latina e História Indígena.

Referências

AGUIAR, Ângelo Antônio de. A fotografia como ferramenta no ensino de história através das imagens de Claro Jansson na Guerra do Contestado. ABEH: XI Encontro Nacional de Perspectivas do Ensino de História, 2020.

ÁLBUM dos Bandoleiros – Revolução Sul-Rio Grandense – 1923. 8ªa ed. Porto Alegre: Kodak, 1924. Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

CAMOZZATO, Família. Destaques. Família Camozzato, s/ data. Disponível em: <https://familiacamozzato.com.br/destaques.htm>. Acesso em: 28 fev. 2025.

CANCELIER, Andriete; SALOMÃO, Eduardo Rizzatti. OS 18 DO FORTE DE COPACABANA: história e lugar de memória. Revista da Escola Superior de Guerra, v. 37, n. 80, p. 51-61, 2022.

CURTI, Noemi. La grande musica classica italiana, Giuseppe Verdi. Italian Traditions, s/ data. Disponível em: https://italian-traditions.com/it/la-grande-musica-classica-italiana-giuseppe-verdi/. Acesso em 28 fev. 2025.

DAL FORNO, Rodrigo Lavalhos. A Revolução de 1923 através das imagens: produtores e produtos político-visuais de uma guerra no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: XII Encontro Estadual de História, ANPUH/RS, 2012.

DAL FORNO, Rodrigo Lavalhos. O “álbum dos bandoleiros” da Revolução de 1923: uma análise de política e imagem no Rio Grande do Sul da década de 1920. Dissertação de Mestrado (História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Porto Alegre, 2015. 205 p.

DAL FORNO, Rodrigo Lavalhos. O “Álbum dos Bandoleiros” da Revolução de 1923 no Rio Grande do Sul: disputa simbólica, fotografia e enquadramento da memória. Dossiê história em quadrinhos latino-americanas: a história contemporânea na cultura das massas, v. 16, n. 30. Edição de jun. 2022.

FÉLIX, Loiva Otero. Pica-paus e maragatos no discurso da imprensa castilhista. In.: POSSAMAI, Zita (org.). Revolução Federalista de 1893. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 1993.

LEAL, Elisabete da Costa. O positivisimo, o Partido Republicano Rio-grandense, a moral e a mulher (1891-1913). Porto Alegre: UFRGS, 1996. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. Enciclopédia Einaudi, Porto: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1985.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia: usos sociais e historiográficos. In: PINSKY, Carla Bassanezi; DE LUCA, Tania Regina (org.). O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. p. 29-60.

LOPES, Aristeu Elisandro Machado. Imagens de uma cidade sitiada: as fotografias de José Greco e a Revolução Federalista em Bagé-RS, 1893-1895. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 7, p. 522-536, 2013.

MAUAD, Ana Maria. Por uma história fotográfica dos acontecimentos contemporâneos, Rio de Janeiro, 30 de junho de 1987. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 90 - 133. Jan./abr. 2016.

MENESES, Ulpiano Teixeira Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, p. 11–36, jul. 2003.

MEYER, Arline. Re-dressing classical statuary: the eighteenth-century “Hand-in-Waistcoat” portrait. The Art Bulletin, v. 77, n. 1, n.p., 1995 Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3046079. Acesso em: 06 mar. 2025.

MORENO, Leila Yaeko Kiyomura. Na Guerra do Paraguai, a imprensa inova com reportagens visuais. Jornal da USP, 2019. Disponível em: <https://jornal.usp.br/cultura/na-guerra-do-paraguai-a-imprensa-inova-com-reportagens-visuais/>. Acesso em: 20 out. 2023.

NETTO, José Antônio. Memórias do General Zeca Netto. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2003.

PESAVENTO, Sandra. História do Rio Grande do Sul. 9. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1981.

PESAVENTO, Sandra. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul: a trajetória do parlamento gaúcho. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, 1992.

RODRIGUES, Eduardo Contreiras. Estácio Azambuja: ensaio biográfico. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1998.

RODRIGUES, Ricardo Rosa. Imagens do front: Canudos e Contestado e a fotografia de Guerra. In: FREITAS, Talitta; CAPELOZI, Lays (org.). Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural, Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar. Teresina, 2012.

SUL, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do; SUL, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do (org.). Centenário da Revolução de 1923: Festejos Farroupilhas 2023. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 2023. E-book (55p.).

WASSERMANN, Claudia. O Rio Grande do Sul e as elites gaúchas na Primeira República: guerra civil, crise no bloco do poder. In: GRIJÓ, Luiz Alberto (org). Capítulos da História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004. p. 273-290.

WITTE, Gerson; MARQUES, Sônia Maria dos Santos. Fotografia no contestado: nova interpretação da rendição da família cabocla. Cadernos do CEOM, v. 30, n. 47, p. 46-54, dez. 2017.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Monteiro, C., & Timm, G. T. L. . (2025). Representações visuais das lideranças da 3ª Divisão do Exército Libertador na Revolução de 1923 . Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72371. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72371