A Lei de Cotas e a diversidade do conhecimento acadêmico a partir do novo cenário estudantil na universidade pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72777

Palabras clave:

Ações Afirmativas;, Arquivo Documental;, Sociologia;, Pluralismo Epistêmico.

Resumen

O objetivo desta pesquisa consiste em investigar os efeitos decorrentes da Lei de Cotas na organização do quadro de disciplinas ofertadas, utilizando para tanto o caso do curso de Sociologia da Universidade Federal Fluminense a partir de 2012. Para alcançar este objetivo, foi escolhido a técnica de análise documental para analisar as ementas e os programas das disciplinas do curso da graduação em Sociologia no período entre 2012.1 e 2024.1. Como resultado, foi possível correlacionar a organização das disciplinas ao novo quadro estudantil da UFF e, ainda, identificar as mudanças epistemológicas na grade curricular das disciplinas ofertadas no curso posterior ao ingresso de estudantes pelo sistema de cotas. Por outro lado, também se verificou a falta institucionalização de mudanças significativas para o currículo acadêmico, dado que as inovações trazidas ao curso decorrem de iniciativas localizadas de alguns docentes, não havendo alteração estruturada nos currículos das disciplinas obrigatórias.

Biografía del autor/a

Flávia da Silva Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) na área de História Contemporânea 2. Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com interesse em História Contemporânea. Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) como bolsista CAPES, na área de História Contemporânea 2. Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Áreas de interesse: História Contemporânea, História do Tempo Presente, História da Ásia e Oriente Médio, Sociologia da Cultura, Sociologia da Literatura e Sociologia do Conhecimento.

Juliana Vinuto, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO-UFF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF), todos da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Sociologia (UFRJ), com estágio doutoral de um ano no Centre de Recherche Sociologique sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP - França). Mestre em sociologia (USP) e bacharel em ciências sociais (USP). Coordenadora do do Núcleo de Estudos e Pesquisas Guerreiro Ramos (NEGRA-UFF). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (LAESP-UFF) e do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ). Integrante do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). Editora Adjunta da Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Também faz parte do Observatorio Latinoamericano de Justicia Penal para Adolescentes (Olajuspa), da Coalizão pela Socioeducação e do Fórum Popular de Segurança Pública. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nos estudos sobre punição, controle social, medidas socioeducativas.

Citas

Fontes

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Publicado

2025-08-10

Cómo citar

Barbosa, F. da S., & Vinuto, J. (2025). A Lei de Cotas e a diversidade do conhecimento acadêmico a partir do novo cenário estudantil na universidade pública. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (35), e72777. https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72777