A Lei de Cotas e a diversidade do conhecimento acadêmico a partir do novo cenário estudantil na universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.35.2025e72777Parole chiave:
Ações Afirmativas;, Arquivo Documental;, Sociologia;, Pluralismo Epistêmico.Abstract
O objetivo desta pesquisa consiste em investigar os efeitos decorrentes da Lei de Cotas na organização do quadro de disciplinas ofertadas, utilizando para tanto o caso do curso de Sociologia da Universidade Federal Fluminense a partir de 2012. Para alcançar este objetivo, foi escolhido a técnica de análise documental para analisar as ementas e os programas das disciplinas do curso da graduação em Sociologia no período entre 2012.1 e 2024.1. Como resultado, foi possível correlacionar a organização das disciplinas ao novo quadro estudantil da UFF e, ainda, identificar as mudanças epistemológicas na grade curricular das disciplinas ofertadas no curso posterior ao ingresso de estudantes pelo sistema de cotas. Por outro lado, também se verificou a falta institucionalização de mudanças significativas para o currículo acadêmico, dado que as inovações trazidas ao curso decorrem de iniciativas localizadas de alguns docentes, não havendo alteração estruturada nos currículos das disciplinas obrigatórias.
Riferimenti bibliografici
Fontes
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm . Acesso em: 8 jul. 2025.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências (Lei de Cotas). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm Acesso em: 7 jul. 2025.
BRASIL. Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14723.htm Acesso em: 7 jul. 2025.
Bibliografia
BACELLAR, C. A. P. Fontes Documentais. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINKSY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2.ed., Iª reimpressão. São Paulo - Contexto, 2008. cap. 2, p. 23-80.
COSTA, Andréa Lopes da. Ações afirmativas e transformações no campo intelectual: uma reflexão. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 43, e254899, 2022, Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.254899 Acesso em: 7 jul. 2025.
DAFLON, V.T., FERES JÚNIOR, J, CAMPOS, L.A., Race-Based Affirmative Actions in Brazilian Public Higher Education: An Analytical Overview. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.43, n.148, p.302-327, jan./abr. 2013.
DIETRICH, Erich. Ambition with Resistance: Affirmative Action in Brazil’s Public Universities. In.: HERINGER, R. R. et al. (Orgs.) Race, politics, and education in Brazil: affirmation action in higher education. 1. ed. New York: Palgrave Macmillan, 2015. v. 1, cap. 7, p. 155-177.
FERES JÚNIOR, J.; CAMPOS, L.A.; DAFLON, V.T.; VENTURINI, A.C. Ação afirmativa: conceito, história e debates [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018, 190 p. Sociedade e política collection. ISBN: 978-65-990364-7-7. https://doi.org/10.7476/9786599036477 Acesso em: 26 jan. 2025.
GUIMARÃES, A. S. A.. Democracia racial: o ideal, o pacto e o mito. Estudios Sociológicos, São Paulo, v. 3, n.61, p. 147-162, nov., 2001.
HERINGER, R. R.. Affirmative Action and the Expansion of Higher Education in Brazil. In.: HERINGER, R. R. et al. (Orgs.) Race, politics, and education in Brazil: affirmation action in higher education. 1. ed. New York: Palgrave Macmillan, 2015. v. 1, cap. 5, p. 111-131.
KARNAL, L.; TATSH, F. G. Documento e História. A memória evanescente. In: PINKSY, Carla Bassanezi et al. (Orgs.). O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. cap. 1, p. 9-28.
MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3.ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
SALIBA, E. T. Pequena história do documento. Aventuras modernas e desventuras pós-modernas. In: PINKSY, Carla Bassanezi et al. (Orgs.). O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. cap. 12, p. 309-328.
SANTOS, H. E; COSTA, F. O.; SILVÉRIO, Valter Roberto. Racismo acadêmico e formação das Ciências Sociais na América: W.E.B. Du Bois e a interseccionalidade entre ciência e política. Revista Abpn, Curitiba, v. 12, n. 32, p. 333-366, mar./mai., 2020.
SILVA, A. C. C. D., CIRQUEIRA, D. M., RIOS, F., ALVES, A. L. M. Ações Afirmativas e formas de acesso no Ensino Superior Público: O caso das comissões de heteroidentificação. Novos Estudos CEBRAP, v. 39, n. 2, p. 329–347, set./dez. 2020.
SILVA, A. C. C. da, LEITE, D. G., RIOS, F., & VINUTO, J. Comissões de heteroidentificação e universidade pública: processos, dinâmicas e disputas na implementação das políticas de ação afirmativa. Mana, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0405 Acesso em: 7 jul. 2025.
TOSTE, Verônica; SORJ, Bila. Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Flávia da Silva Barbosa, Juliana Vinuto

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.

