A dupla face melodramática na peça Toda Nudez Será Castigada (1965), de Nelson Rodrigues

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72800

Palabras clave:

Nelson Rodrigues, Melodrama, Dramaturgia, Poética histórica

Resumen

O artigo analisa a peça Toda Nudez Será Castigada (1965), de Nelson Rodrigues (1912-1980). Partindo de um movimento oposto à tradição crítica que privilegia o olhar trágico em relação à produção dramatúrgica do escritor, o foco investigativo incide nos procedimentos melodramáticos contidos no texto. Observou-se, mediante a leitura cerrada e a poética histórica, que o melodrama opera de forma bivalente. Esse duplo enquadramento abre margem para pensar a forma melodramática como o gênero oriundo do drama burguês, mas também permite refletir sobre o modo melodramático numa perspectiva expandida, à luz da modernidade e da pós-modernidade. Além disso, verificou-se o caráter deslizante do melodrama, pois o dramaturgo o utilizou hibridamente, uma vez que recorreu a recursos trágicos e cômicos no desenrolar da trama. Conclui-se que a reunião desses fatores propicia a ambivalência melodramática, através do seu sucesso popular e da mercantilização das subjetividades por agentes vinculados à Indústria Cultural.

Biografía del autor/a

Matheus Xavier dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Letras Vernáculas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Marcos Bispo dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutor e Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como docente no Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - PPGEL. É líder do Grupo de Pesquisa Epistemologias em Didática do Português - EDIPO. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Ciências da linguagem e ensino, Didática da Língua Portuguesa, Políticas de ensino de linguagem e Formação de professores de Língua Portuguesa.

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Publicado

2025-08-05

Cómo citar

Santos, M. X. dos, & Santos, M. B. dos. (2025). A dupla face melodramática na peça Toda Nudez Será Castigada (1965), de Nelson Rodrigues. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72800. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72800