A dupla face melodramática na peça Toda Nudez Será Castigada (1965), de Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72800Palabras clave:
Nelson Rodrigues, Melodrama, Dramaturgia, Poética históricaResumen
O artigo analisa a peça Toda Nudez Será Castigada (1965), de Nelson Rodrigues (1912-1980). Partindo de um movimento oposto à tradição crítica que privilegia o olhar trágico em relação à produção dramatúrgica do escritor, o foco investigativo incide nos procedimentos melodramáticos contidos no texto. Observou-se, mediante a leitura cerrada e a poética histórica, que o melodrama opera de forma bivalente. Esse duplo enquadramento abre margem para pensar a forma melodramática como o gênero oriundo do drama burguês, mas também permite refletir sobre o modo melodramático numa perspectiva expandida, à luz da modernidade e da pós-modernidade. Além disso, verificou-se o caráter deslizante do melodrama, pois o dramaturgo o utilizou hibridamente, uma vez que recorreu a recursos trágicos e cômicos no desenrolar da trama. Conclui-se que a reunião desses fatores propicia a ambivalência melodramática, através do seu sucesso popular e da mercantilização das subjetividades por agentes vinculados à Indústria Cultural.
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