A dupla face melodramática na peça Toda Nudez Será Castigada (1965), de Nelson Rodrigues

Autori

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72800

Parole chiave:

Nelson Rodrigues, Melodrama, Dramaturgia, Poética histórica

Abstract

O artigo analisa a peça Toda Nudez Será Castigada (1965), de Nelson Rodrigues (1912-1980). Partindo de um movimento oposto à tradição crítica que privilegia o olhar trágico em relação à produção dramatúrgica do escritor, o foco investigativo incide nos procedimentos melodramáticos contidos no texto. Observou-se, mediante a leitura cerrada e a poética histórica, que o melodrama opera de forma bivalente. Esse duplo enquadramento abre margem para pensar a forma melodramática como o gênero oriundo do drama burguês, mas também permite refletir sobre o modo melodramático numa perspectiva expandida, à luz da modernidade e da pós-modernidade. Além disso, verificou-se o caráter deslizante do melodrama, pois o dramaturgo o utilizou hibridamente, uma vez que recorreu a recursos trágicos e cômicos no desenrolar da trama. Conclui-se que a reunião desses fatores propicia a ambivalência melodramática, através do seu sucesso popular e da mercantilização das subjetividades por agentes vinculados à Indústria Cultural.

Biografie autore

Matheus Xavier dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Letras Vernáculas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Marcos Bispo dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutor e Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como docente no Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - PPGEL. É líder do Grupo de Pesquisa Epistemologias em Didática do Português - EDIPO. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Ciências da linguagem e ensino, Didática da Língua Portuguesa, Políticas de ensino de linguagem e Formação de professores de Língua Portuguesa.

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Pubblicato

2025-08-05

Come citare

Santos, M. X. dos, & Santos, M. B. dos. (2025). A dupla face melodramática na peça Toda Nudez Será Castigada (1965), de Nelson Rodrigues. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (36), e72800. https://doi.org/10.23925/2176-4174.36.2025e72800